
O cantor e compositor carioca Emmano mergulha nas raízes da espiritualidade afro-brasileira em seu novo álbum, Gira de Esquerda, já disponível em todas as plataformas digitais.
O trabalho marca o início de um projeto duplo que busca valorizar e difundir os cânticos sagrados das religiões de matriz africana, uma verdadeira homenagem à ancestralidade e à força dos terreiros.
Este primeiro volume é dedicado à linha de esquerda, também conhecida como o Povo da Rua. São sete faixas que reverenciam entidades que, segundo a tradição, abrem caminhos e protegem as jornadas espirituais. A abertura do disco fica por conta de “Tranca Ruas”, composta por Marcelo Varanda, que define o tom do álbum com sua energia intensa e espiritual. Emmano explica:
Este primeiro álbum é uma grande saudação ao Povo da Rua. São eles que nos dão sustentação, que nos ensinam sobre a força da terra.
Gravado no Estúdio Blessed, o projeto contou com a produção de Leo Batuke e Thiago Jah Bass, nomes reconhecidos por sua sensibilidade e respeito às tradições musicais afro-brasileiras. “O maior desafio era trazer a energia vibrante do terreiro para dentro do estúdio”, conta o artista. “O Leo trouxe a alma da percussão, o ‘couro’ sagrado, e o Thiago soube polir esse som com respeito e potência.”
Para Emmano, o álbum representa uma missão espiritual e artística.
É uma honra poder cantar esses pontos que já me trouxeram tanto axé. Aprendi a cantar eles tocando nas giras do meu terreiro, e hoje é uma alegria imensa poder gravar e publicar para a disseminação da nossa fé.
O cantor, que cresceu em Vila Kosmos, no Rio de Janeiro, é filho do músico Vagner Beraldo, baixista da banda Água de Coco, e vem se consolidando como um dos nomes mais promissores da nova geração do Reggae e da MPB carioca.
Ouça abaixo!