Tyler, the Creator fala sobre importância de D’Angelo: "Um sábio"
Reprodução

A triste notícia do falecimento de D’Angelo deixou muitos admiradores do ícone do R&B e Neo Soul abalados. O incrível Tyler, the Creator está entre os inúmeros artistas e fãs que se manifestaram sobre o músico, e o fez em um relato emocionante nas redes sociais.

Através de sua conta do Instagram, o dono de CHROMAKOPIA compartilhou uma foto de D’Angelo e, na legenda, prestou uma homenagem ao músico comentando sobre sua relação com a obra dele e apontando a profunda influência que o artista teve em sua trajetória musical.

Inicialmente, Tyler, que é considerado um dos maiores artistas e rappers de sua geração e é uma das atrações principais do Lollapalooza Brasil 2026, declarou:

“No meu aniversário de 9 anos, em 6 de março de 2000, desembarquei na Sam Goody, na South Bay Galleria. Eu tinha US$20 em dinheiro de aniversário e estava decidido a sair com uma coisa: ‘Voodoo’, de D’Angelo.

O programa [de TV] Cita’s World tocava ‘left&right’ em loop; ‘Brown Sugar’ virou um item básico em casa e ‘Nothing Even Matters’, de [Lauryn Hill], estava no repeat, então eu não tinha dúvidas de que ‘Voodoo’ daria certo. Eu não tinha ideia de que isso ajudaria a moldar meu DNA musical. A quantidade de raps que escrevi para ‘Booty’ na varanda da frente naquele ano, a quantidade de vezes que tentei imitar o fraseado vocal de ‘Send It On’, os arranhões que o disco ficou de tanto repetir ‘The Root’… muitos.”

Tyler, the Creator fala sobre importância de D’Angelo

Tyler, the Creator continuou sua declaração expressando sua admiração pela habilidade musical que D’Angelo trouxe em suas obras, e ainda revelou que a suave “One Mo’Gin” influenciou diretamente seu sucesso recente “RING RING RING”, lançado no álbum Don’t Tap the Glass:

“‘One Mo’Gin’ ainda me coloca no mesmo transe de quando a ouvi pela primeira vez. Aquele ritmo arrastado que soa como uma cadeira de balanço na varanda. Aquela linha de baixo rabugenta, mas solta. O tema, aquele sentimento que ele descreve, parecia um espelho. Peguei aquilo e escrevi ‘RING RING RING’ (daí o verso de ‘One Mo’Gin’). Eu não conseguia entender como alguém podia escrever algo tão simples, mas pessoal, mas amplo, mas genial. Ele era tão especial. Um sábio. Um verdadeiro alienígena.

Tive muita sorte de ter conseguido meu exemplar de ‘Voodoo’ quando consegui. Tivemos muita sorte de estar vivos para apreciar sua arte. Meu DNA musical foi moldado por esse homem. Eternamente grato. Boa viagem.”

D’Angelo faleceu aos 51 anos de idade nesta terça-feira (14) pela manhã em Nova York depois de uma batalha contra um câncer no pâncreas. Relembre a trajetória do artista aqui e veja a publicação de Tyler logo abaixo.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!