Anthony Fantano, Gaby Amarantos, Rock Doido
Reprodução/YouTube

Gaby Amarantos está chamando atenção internacional com seu novo álbum Rock Doido, que acaba de receber elogios do influente crítico musical Anthony Fantano, do canal The Needle Drop.

Conhecido por suas análises rígidas e sinceras, Fantano surpreendeu ao se declarar admirado pelo projeto da cantora paraense, chamando o álbum de “incrivelmente divertido e empolgante” e destacando sua força conceitual. Segundo ele, Gaby entrega um trabalho ousado, criativo e com forte personalidade artística.

Em um trecho, ele diz:

Todas essas músicas contribuem para o aspecto selvagem, aleatório e divertido [desse disco], no qual ela definitivamente quebra algumas regras de direitos autorais aqui e ali, brincando um pouco com elas.

Em Rock Doido, Gaby Amarantos mergulha nas raízes da cultura amazônica para criar um álbum que soa moderno, intenso e identitário. O disco possui uma estética dinâmica, com faixas curtas e conectadas que lembram um set de aparelhagem de Belém, tradição sonora típica do Pará.

O resultado é um álbum que mistura Brega, Tecnobrega, Carimbó, Calypso, Funk, Reggaeton, EDM e Pop, sem medo de misturar linguagens ou experimentar texturas sonoras.

Fantano também destacou a habilidade de Gaby em transformar referências globais em algo próprio e brasileiro, como no caso da faixa que revisita Somebody That I Used to Know”, de Gotye. No álbum, essa releitura ganha outra camada ao se conectar com a música “Sevilha”, de Luiz Bonfá. Para o crítico, esse tipo de movimento evidencia a inteligência criativa do projeto.

Confira o vídeo logo abaixo e ouça Rock Doido!

Anthony Fantano celebra Gaby Amarantos