As 10 melhores músicas do Século XXI segundo a Rolling Stone dos EUA
Reprodução/YouTube

No século XXI, a música é marcada por mudanças constantes, que refletem as transformações pelas quais o mundo e a indústria musical passam a todo momento.

A forma de consumir e compartilhar música passou por revoluções ao longo dos anos, se tornando mais democrática e oferecendo espaço para uma era marcada pela diversidade, experimentação e liberdade criativa.

A Rolling Stone dos Estados Unidos, uma das publicações mais respeitadas do mundo da música, divulgou nesta semana uma lista com as 250 melhores músicas do século XXI até agora.

Para chegar em sua classificação final, a revista optou por não avaliar a popularidade de cada música, e sim sua originalidade e seu “brilhantismo”, como foi definido pelo portal. O veículo apontou que as músicas escolhidas, independentemente de onde tenham surgido, são capazes de fazer os ouvintes lembrarem que vivem em um momento de amplas possibilidades e constante inovação.

A seguir, destacamos as canções e artistas que ocuparam o Top 10 do ranking.

Taylor Swift, Britney Spears e Radiohead estão no Top 10

Em décimo lugar do ranking da Rolling Stone dos EUA aparece “Thinkin Bout You”, de Frank Ocean. A música lançada em 2013 revelou ao público um novo modelo de R&B, apresentando uma melodia simples mas colocada em prática de uma forma inesquecível, acompanhada pelo falsete inconfundível de Ocean, que se consolidou como uma das vozes mais inovadoras de sua geração.

A nona posição ficou com o hit “Toxic”, de Britney Spears. A faixa se tornou um dos maiores marcos da música pop dos anos 2000 e definiu o auge criativo de Britney, revelando sua fase mais atrevida e confiante. Não à toa, a música em questão é conhecida como um sucesso absoluto de Spears.

Canções de bandas e artistas influentes como Radiohead e Kendrick Lamar também foram incluídas nas posições de maior prestígio, assim como a faixa “Dancing on My Own”, da cantora sueca Robyn, que ficou em sexto lugar. A obra marcada por sintetizadores e uma letra sobre solidão e superação se tornou um hino LGBTQIA+ e um modelo para artistas pop que têm como objetivo transformar suas experiências e sentimentos reais em um sucesso pop que terá identificação com o público.

Já a estrela do pop Taylor Swift conquistou o quinto lugar com seu grande sucesso “All Too Well (10 Minute Version)”. A canção ganhou essa versão ainda mais impactante, de 10 minutos de duração, no relançamento do disco Red, e é marcada por uma narrativa intensa e versos confessionais. A música se tornou um fenômeno entre os fãs de Taylor e quebrou o recorde de música mais longa a atingir o topo das paradas.

Missy Elliott e Yeah Yeah Yeahs estão no topo do ranking

A quarta posição da lista divulgada pela Rolling Stone dos EUA ficou com o hit “Seven Nation Army”, do The White Stripes. A canção criada por Meg e Jack White durante uma passagem de som reviveu o poder dos riffs de guitarra e fez o rock ser novamente lembrado por sua simplicidade crua.

A icônica “Crazy in Love”, lançada por Beyoncé em parceria com Jay-Z, provou toda a sua potência ao conquistar o terceiro lugar deste ranking. Desde os primeiros segundos de sua abertura, a música mostrou que seria muito mais que um single, se tornando um dos maiores hinos do pop ao somar elementos do R&B moderno e do funk.

A segunda posição ficou com o clássico “Maps”, do trio Yeah Yeah Yeahs. A canção ficou conhecida por sua intensidade emocional e por como esse aspecto foi provocado pela performance única de Karen O sobre a guitarra trêmula de Nick Zinner.

Em primeiro lugar, liderando o ranking, está o grande sucesso “Get Ur Freak On” da lendária Missy Elliott. A rapper se uniu a Timbaland para uma canção inovadora que marcou não só a cena do Hip Hop mas a indústria em geral, apresentando elementos pesados de bhangra, um tipo de música e dança tradicional da região de Punjab, na Índia, sem deixar de lado uma visão contemporânea que influenciou tantos depois.

E aí, achou justa a seleção? Relembre a seguir o Top 10 da lista da Rolling Stone dos EUA da melhores músicas do Século XXI!

As 10 melhores músicas do Século XXI segundo a Rolling Stone dos EUA

10. Frank Ocean – “Thinkin Bout You” (2012)

9. Britney Spears – “Toxic” (2003)

8. Radiohead – “Idioteque” (2000)

7. Kendrick Lamar – “Alright” (2015)

6. Robyn – “Dancing on My Own” (2010)

5. Taylor Swift – “All Too Well” (2012)

4. The White Stripes – “Seven Nation Army” (2003)

3. Beyoncé feat. Jay-Z – “Crazy in Love” (2003)

2. Yeah Yeah Yeahs – “Maps” (2003)

1. Missy Elliott – “Get Ur Freak On” (2001)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!