
A semana começou muito bem para os fãs do Rush após a notícia de que a banda retornará aos palcos depois de 10 anos.
Antes da turnê “Fifty Something” ter sido anunciada nesta segunda-feira (6) pelos membros sobreviventes da banda, Geddy Lee e Alex Lifeson, os músicos participaram de um encontro exclusivo no Foster Theater do Rock And Roll Hall Of Fame, em Cleveland, Ohio, no domingo (5), e por lá refletiram sobre o período que ficaram afastados do grupo.
A dupla confirmou que o Rush parou de fazer apresentações em 2015 a pedido do saudoso e lendário baterista Neil Peart, que faleceu após um câncer no cérebro em janeiro de 2020, aos 67 anos. Lifeson comentou como ele e Lee estavam se sentindo naquela época (via Louder Sound):
“Acho que o Ged e eu ainda tínhamos gás no tanque e queríamos continuar trabalhando. Mas era o que era, e quanto mais eu me afastava, mais eu pensava: ‘Tudo bem. Tivemos 40 anos. Estou cansado de ficar em um hotel, longe da família e tudo mais.’ E me senti assim durante a maior parte dos últimos 10 anos, na verdade.”
O guitarrista veterano ainda contou que Lee o apresentou a algumas “grandes ideias” e os dois começaram a tocar juntos. “E então percebi que adoro isso. Adoro tocar”, acrescentou Alex.
Alex Lifeson e Geddy Lee explicam a decisão de reunir o Rush
Na conversa recente, o baixista Geddy Lee apontou que a decisão de reunir o Rush foi “relativamente recente”, já que tanto eles como os fãs da banda precisaram de um tempo para processar a partida de Peart. Lee explicou:
“Foi devastador e um momento muito triste, e levou tempo para sequer pensarmos nisso. E eu diria que [a reunião] estava fora de cogitação por muito tempo devido a essas circunstâncias. E como você substitui alguém que é insubstituível?”
Como falamos aqui, a banda anunciou a talentosíssima Anika Nilles como baterista para sua turnê de reunião. A instrumentista alemã é um dos destaques de sua geração e foi descrita por Lee e Lifeson como uma “incrível baterista e musicista”, além de ser dona de uma jornada musical fascinante, como te contamos aqui.
Ainda sobre a decisão de retornar aos palcos, Geddy declarou que ele e Lifeson voltaram a frequentar o estúdio “nos últimos dois anos” e apontou:
“E então, um dia – não sei por que – começamos a tocar algumas músicas do Rush por diversão. E, meu Deus, estávamos rindo tanto e curtindo tanto. E foi quase como se tocar aquelas músicas dissipasse as nuvens pretas.”
Lee apontou que não tem a intenção de fazer a banda se tornar um “Rush 2.0”. Ele argumentou que o intuito da reunião é “apenas homenagear nossa música, homenagear nosso irmão perdido e representar as músicas e celebrar as músicas”.
Turnê de reunião do Rush
A turnê “Fifty Something”, anunciada no início deste semana, passará apenas pela América do Norte por enquanto. A turnê terá início em 7 de Junho de 2026 com um show no Kia Forum, em Los Angeles, na Califórnia, onde a banda toca novamente no dia 09/06.
Depois, eles passarão pela Cidade do México (18/06), Fort Worth, no Texas (24 e 26/06), Chicago, em Illinois (16 e 18/07), e pelo lendário Madison Square Garden, em Nova York (28 e 30/07) antes de seguir para o Canadá. Saiba mais detalhes aqui.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!