David Gilmour na América do Sul

David Gilmour é um dos maiores músicos da história do rock, mas sua principal forma de expressão não está nas composições e sim no som de sua guitarra.

Dono de uma técnica impecável, o músico britânico apresentou, ao longo de sua brilhante carreira, uma enorme quantidade de solos de guitarra que se tornaram verdadeiros marcos e eternizaram sua presença no Pink Floyd e em uma carreira solo emblemática.

Polly Samson, esposa de Gilmour e também escritora e letrista, passou a colaborar com seu futuro marido no álbum de 1994 do Pink Floyd, The Division Bell. O casal continuou fazendo novas parcerias desde então, com Samson contribuindo inclusive no quarto álbum solo de estúdio de David, o aclamado Rattle That Lock, de 2015.

No ano do lançamento do álbum que apresentou ao público canções como a faixa-título, “5 A.M.” e “The Girl In The Yellow Dress”, Polly compartilhou com a Prog (via Louder Sound) alguns detalhes sobre o processo de composição do disco.

Esposa de David Gilmour fala sobre processo de composição ao lado do marido

Polly Samson deixou claro que, no processo de David Gilmour, o que vem primeiro é a música e não a letra. Depois, apontou que a maneira do lendário músico se comunicar “é através da guitarra” e acrescentou:

“[…] nas conversas ele é bastante ponderado. Embora eu ache que ele escreveu algumas letras boas – acho as duas letras que ele escreveu neste álbum [‘Faces Of Stone’ e ‘Dancing Right In Front Of Me’] fantásticas. Não acho difícil escrever letras, mas acho muito difícil fazer o David escrever letras.

Eu tinha acabado de escrever a letra de ‘Rattle That Lock’, que o David adorava. Mas eu disse: ‘Não vou escrever outra agora até você escrever uma’. E foi quase como tentar fazer uma criança fazer a lição de matemática! Eu tinha que trancá-lo num quarto com uma folha em branco, e ele ficava olhando para aquela folha em branco. E eu chegava com uma xícara de chá e perguntava: ‘Como vai?’. E ele respondia: ‘Ah, não muito bem’.

Depois, saíamos para caminhar e conversávamos sobre o que ele estava tentando escrever, e era como se estivéssemos arrancando as palavras dele. No final, ele chegou lá, e acho que são duas letras muito boas. Mas deu muito trabalho – da minha parte!”

A fórmula não surpreende fãs do Pink Floyd, já que Roger Waters sempre foi o principal letrista da banda até sua saída. Ao ser questionada se David não tinha interesse em melhorar seu processo de composição, Polly foi sincera ao responder:

“Não! Ele faz qualquer coisa em vez de escrever as palavras ele mesmo. Ele prefere lavar o carro a escrever as palavras ele mesmo. Ele encontrará qualquer coisa para se safar. Mas ele precisa fazer isso, porque senão, onde vou conseguir minha canção de amor? Eu não posso escrever minha própria canção de amor! Não é justo, né?!”

A parceria entre David Gilmour e Polly Samson continua firme e forte, com o casal sendo creditado na maior parte do disco solo mais recente do guitarrista, Luck and Strange, lançado em 2024. Assim que é bom!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!