Marilyn Manson fazendo careta na Eslovênia, 2018
Foto de Marilyn Manson via Shutterstock

O show de Marilyn Manson realizado no último domingo (10), na feira estadual de San Luis Potosí, no México, deu o que falar.

O músico norte-americano foi contratado pelo governador Ricardo Gallardo Cardona, que também é um artista amador de música regional mexicana, para se apresentar no evento gratuito que reuniu 205.000 pessoas no domingo, segundo os organizadores.

A presença de Manson provocou protestos de grupos religiosos e conservadores, que alegaram que a apresentação polêmica do roqueiro era “inadequada” para o festival familiar.

Cardona não economizou nas palavras para defender a contratação de Manson ao falar sobre a situação com a Billboard Español. O político explicou que contratou Marilyn como uma “defesa da liberdade de expressão” e com o intuito de fazer com que o estado central mexicano superasse o “atraso cultural” que o manteve fora da agenda dos grandes shows por décadas, por conta das “mentalidades conservadoras”, como descreve Gallardo.

Ele disse:

“Sempre haverá vozes opostas, e Marilyn Manson as enfrentou não apenas no México, mas também em outras partes do mundo. Mas se ele já se apresentou em Roma, o berço do catolicismo, por que não poderia se apresentar em San Luis Potosí? Não se trata de religião; trata-se de justiça cultural, de criar unidade, e devemos fazer isso por meio da música.”

Diferente do que aconteceu com o Black Sabbath em 1989, que teve seu show em San Luis Potosí cancelado sob o argumento de que “promovia satanismo e antivalores”, nada impediu a performance de Marilyn Manson na Feira Nacional Potosina (FENAPO). Você pode ver vídeos do show ao final da matéria!

Governador do México realiza show gratuito de Marilyn Manson

Como descreve a Billboard, foram vistas filas enormes de jovens vestidos de preto e alguns com maquiagem semelhante à do cantor no domingo (10), lotando o Teatro del Pueblo horas antes do show para curtir sucessos como “The Beautiful People”, “Sweet Dreams (Are Made of This)”, “Disposable Teens” e “Tourniquet”.

Em resposta aos protestos realizados por um grupo de católicos que exigiam o cancelamento do show, uma cabeça de vaca foi colocada em frente à Catedral Metropolitana de San Luis Potosí horas antes da apresentação. Além disso, uma associação conservadora coletou cerca de 6.000 assinaturas em apoio à suspensão do evento.

Além da presença de Manson na FENAPO, Cardona falou também sobre os planos de trazer outras bandas de Metal para o local:

“Acho que precisamos ser um pouco mais plurais hoje; não se trata apenas de música regional mexicana. No ano passado, conversamos com os empresários do Metallica e do Scorpions. Foi difícil finalizar por causa das turnês deles, mas conseguimos iniciar um diálogo com os empresários do Marilyn Manson e fizemos acontecer.”

Além do roqueiro, a programação da feira deste ano, que acontece entre os dias 8 e 31 de agosto, também conta com artistas como Enrique Iglesias, Don Omar, DJ Tiësto, Grupo Frontera, Banda MS, Los Ángeles Azules e Belinda.

Polêmicas de Marilyn Manson

Como muitos sabem, Manson enfrentou nos últimos anos uma série de acusações de abuso sexual e violência doméstica. Entre derrotas e vitórias nos tribunais, que ainda analisam boa parte dos casos de Manson, o cantor retornou aos palcos pela primeira vez depois de quase seis anos em Agosto do ano passado.

Além da apresentação recente, o músico retorna com o show da turnê One Assassination Under God à Cidade do México em dezembro para ser a atração principal do festival Knotfest.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!