Black Sabbath (Geezer Butler, Tony Iommi e Ozzy Osbourne)
Foto via Shutterstock

O Black Sabbath se despediu dos palcos no último sábado (5), apresentando aos fãs apenas quatro músicas de sua discografia tão extensa. No entanto, o plano inicial da banda era de tocar ao menos mais 2 clássicos.

Como muitos sabem, Ozzy Osbourne, que também realizou seu último show solo no evento histórico “Back to the Beginning”, tem enfrentado uma série de problemas de saúde nos últimos anos, além das dificuldades impostas pelo Parkinson, que causam limitações que impedem o cantor de se apresentar como gostaria.

Depois de ter cantado algumas faixas de sua carreira solo durante o evento, no qual permaneceu sempre sentado em um trono, o músico se uniu aos seus colegas do Black Sabbath para encerrar o evento com um set curto de quatro músicas: “War Pigs”, “N.I.B.”, “Iron Man” e “Paranoid”.

Porém, a banda tinha planos de incluir outros 2 ou 3 clássicos em sua performance final. O guitarrista Tony Iommi participou do programa Trunk Nation with Eddie Trunk nesta semana e revelou o que o grupo tinha pensando para o show e como sua execução dependia da disposição de Ozzy (via Igor Miranda):

“Era uma questão de quanto tempo o Ozzy conseguiria aguentar, porque a gente não sabia, já que ele faria o próprio show [logo antes]. Eu disse pra ele que achava que não deveria fazer [o show solo], porque eu não queria que ele ficasse esgotado na hora de tocar com a gente. Mas não foi o caso, ele fez o show dele. No fim, acabamos tocando quatro músicas, embora tivéssemos separado seis ou sete. Mas funcionou com quatro músicas, então tudo certo. […] Bem, eram sete músicas que caíram para seis.”

Clássicos do Black Sabbath que foram cortados do show de despedida

Ao ser questionado sobre as músicas que ficaram de fora do repertório, Iommi apontou que “Fairies Wear Boots”, do disco Paranoid (1970), e “Black Sabbath”, do álbum homônimo de 1970, estavam nos planos.

O guitarrista comentou que as faixas acima não foram incluídas também por conta do baterista Bill Ward, que não tocava com a banda desde 2005:

“Bom, de início pensamos também em ‘Fairies Wear Boots’ e ‘Black Sabbath’. E foi um pouco difícil para o Bill, porque ele não tocava essas músicas há muito tempo. Já o Geezer e eu, claro, tocamos elas na última turnê [encerrada em 2017]. E, claro, o Bill não faz uma turnê há muito tempo. Então poderíamos ter feito seis [músicas], mas acabamos fazendo quatro.”

Apesar da rápida participação do Black Sabbath em seu show de despedida, o grupo veterano recebeu diversas homenagens comandadas por verdadeiras lendas da música pesada ao longo do dia.

Bandas e artistas como Metallica, Guns N’ Roses, Pantera, Steven Tyler (Aerosmith), Tom Morello, Tobias Forge (Ghost) e muitos outros presentearam os fãs com covers poderosas de clássicos do Sabbath, além de terem apresentado alguns de seus maiores sucessos. Saiba mais aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!