
Tim McIlrath, vocalista do Rise Against, fez uma reflexão interessante ao comentar sobre o recém-anunciado novo disco da banda, Ricochet.
O líder do grupo, formado na cena punk politicamente carregada de Chicago no início dos anos 2000, participou do Zach Sang Show e compartilhou mais detalhes do décimo disco de estúdio do Rise Against, previsto para ser lançado em 15 de Agosto.
Ao ser questionado sobre o motivo de ter escolhido a palavra “ricochete” para o próximo álbum da banda, McIlrath contou que a ideia surgiu após a criação de uma música do mesmo nome, que o fez gostar da palavra (via Blabbermouth):
“Comecei a pensar mais sobre a palavra e como ela está, de certa forma, traficando esses conceitos de quão conectados todos nós estamos. Posso fingir, de forma isolacionista, que estou aqui sozinho e que minhas ações são minhas e somente minhas, e o resultado dessas ações afetará apenas a mim e não quero ter nada a ver com [ninguém mais nesta sala]. Mas, sabe, se eu começar a fazer algo aqui nesta sala, isso afeta a todos nós. Estamos todos juntos nisso.”
O músico continuou sua explicação apontando que todos iriam possuir a responsabilidade de “manter a sala funcionando”, já que todos estão juntos na função. Ele acrescentou:
“Se eu começo a fazer algo e você começa a fazer algo, isso cria uma reação em cadeia. E foi daí que surgiu a ideia de ‘ricochete’. Se eu começar a jogar alguma coisa por aqui, não consigo prever onde vai parar. Posso estar causando danos. E agora, saia desta sala e imagine-se em toda a cidade de Los Angeles. Estamos conectados a todos em Los Angeles. E essa sala também é global. Estamos conectados em todos os lugares.
Os direitos de um imigrante sem documentos em 2025 também estão conectados aos seus direitos, seja você [um deles] ou não. É uma conexão que ignoramos por nossa conta e risco. E as pessoas confundem o que é se rebelar. Especialmente sendo uma banda que usou muito a palavra ‘revolução’ nos últimos 25 anos, as pessoas confundem o que essa palavra significa.”
Tim McIlrath (Rise Against) usa metáfora genial para explicar o espírito Punk
Oferecendo o argumento completo sobre a escolha do título do novo disco, Tim McIlrath aproveitou para usar uma metáfora genial para explicar o espírito Punk, que também é responsável por guiar o Rise Against:
“Eu venho de um mundo punk rock e de um mundo hardcore, onde somos contra as regras e contra qualquer um que nos diga o que fazer. Mas eu não sou contra um semáforo. Mas alguém poderia argumentar que um semáforo está tirando a liberdade de você querer apenas dirigir… Então, essas são as coisas que temos que lembrar. Somos cidadãos. Eu paro naquele semáforo por sua causa, para que você possa passar, mesmo que seja contra os meus melhores interesses. Eu gostaria de chegar aonde estou indo. Eu não quero esperar lá… Então, estamos confundindo essas coisas, porque parar em um semáforo não está impedindo seu direito de ser quem você é. Está pedindo que você viva com outros seres humanos, coabite este planeta e coexista.
E está tudo bem, porque em algum momento você vai chegar lá e vai ser um sinal verde. E o que um sinal verde significa é que alguém está parando para você. E nós fazemos isso, nós coexistimos, e vivemos em um mundo onde eu acho que as pessoas estão mais isoladas e não acham que precisam parar num semáforo, ou acham que parar num semáforo é ‘curvar-se ao homem’. E saiu do controle, porque não é se curvar ao homem… E a maneira como mexemos com a ciência agora, falando sobre coisas como vacinas. Estamos fazendo coisas para proteger uns aos outros. Você não vive no vácuo. E foi daí que surgiu o ‘ricochete’. Se você começar a mexer com a sala e jogar coisas pela sala, resultados que você não pode prever acontecerão.”
Ricochet marca o primeiro álbum do Rise Against em quatro anos. Assim como foi mencionado por McIlrath, a obra faz os ouvintes refletirem sobre as consequências que nossas ações têm uns sobre os outros, enquanto as estruturas de poder que nos instigam permanecem preservadas e protegidas.
Junto com o anúncio do disco, a banda norte-americana liberou o single “I Want It All”. Confira ao final da matéria!
Rise Against contra a homofobia
Através de suas redes sociais, o Rise Against também aproveitou o Mês do Orgulho e demonstrou seu apoio à comunidade LGBTQIA+ ao compartilhar uma imagem do vocalista Tim McIlrath.
No registro, que voltou a mencionar a palavra “revolução”, ele levanta sua guitarra com uma bandeira do movimento, e logo ao lado foi compartilhada uma figura da logo do grupo estampada com as cores da bandeira mais atualizada, que inclui as cores representativas das pessoas trans, intersexo e o símbolo da luta antirracista.
Veja abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!