Público em festival de música
Público em festival de música

Não tem jeito: onde há uma multidão, há sempre a chance de assaltos ou até mesmo de perder seus pertences por conta própria. Sabemos que ir a shows e festivais é uma experiência maravilhosa e até necessária para a saúde mental, mas basta um momento de descuido para que a alegria se transforme em frustração.

Durante o megashow de Lady Gaga em Copacabana, por exemplo, a polícia militar do Rio apreendeu mais de 250 objetos cortantes e conduziu 23 suspeitos de roubo e furto para a delegacia, segundo o jornal O Globo.

Mas isso não acontece só em eventos gratuitos. Quem não se lembra da onda de assaltos durante a turnê do RBD no Brasil em 2023? Fãs de Anitta em Ribeirão Preto (SP) também passaram por isso no início deste ano, e até festivais renomados registraram alguns casos nas últimas edições.

Por outro lado, também é possível vermos as pessoas saindo sem seus pertences por conta da própria empolgação. A roda punk, muito comum em shows de Rock, é um prato cheio para algum desastre do tipo – mas boa parte desses problemas podem ser evitados com algumas dicas!

Pochetes, bolsos com zíper e contatos de emergência

Pensando nisso, o TMDQA! reuniu 5 boas práticas pra você curtir shows de seus artistas favoritos numa boa e ainda voltar pra casa com tudo que levou no bolso.

São cuidados pequenos, mas que fazem toda a diferença quando o assunto é segurança e tranquilidade. Pode salvar e compartilhar com os amigos!

Segurança em primeiro lugar: 5 dicas para quem frequenta shows

Prefira pochete ou shoulder bag viradas pra frente

Pochetes, doleiras e shoulder bags voltaram à moda nos últimos anos, e não apenas pelo estilo! Esses itens são muito práticos para deixar tudo ao alcance da mão – e bem coladinhos ao corpo. Isso evita furtos discretos e facilita quando você quiser pegar o celular pra fazer aquele vídeo no meio do show.

Leve na pochete apenas itens essenciais como celular, documento, protetor solar e um lanche rápido, e não adianta nada deixá-la virada para o lado ou para as costas! Use a bolsa sempre virada para frente, e de preferência por baixo da camiseta.

Use bolsos fundos e com zíper

Se não tiver tempo de comprar uma shoulder bag, você sempre pode usar jaquetas, calças e bermudas cheias de bolsos, estilo cargo. Principalmente se forem bolsos fundos, protegidos por zíper e voltados para a frente do corpo.

A gente sabe que na hora do show a empolgação toma conta, então não custa nada fazer o teste antes de sair de casa: coloque seus pertences nos bolsos e dê pulos bem altos, pra ver se nada sai do lugar. Se eles continuarem lá, pode ir sem medo de ser feliz!

Se for entrar na roda, deixe o celular com alguém

Falando em empolgação, não há nada como se entregar ao momento e entrar naquela rodinha punk ou até fazer um mosh, né? Tudo é permitido, mas são experiências que não combinam com o celular no bolso, afinal as trombadas favorecem os furtos por pessoas más intencionadas ou até mesmo a perda por conta própria.

Ao chegar no evento, pergunte se há guarda-volumes disponíveis. Se não for possível, antes de entrar na roda deixe os seus pertences com um amigo ou familiar que fique mais afastado. Aproveita e pede pra ele fazer um vídeo seu curtindo muito!

Identifique seus itens com etiquetas

Pode parecer velho, mas funciona: colar uma etiqueta ou colocar um papelzinho com seu nome e contatos dentro da capinha do celular ou da carteira pode facilitar (e muito!) a devolução, caso alguém honesto encontre seus pertences.

Lembre-se também de ativar o modo de localização do celular antes de sair de casa, usando aplicativos como Find My iPhone. O app Celular Seguro, lançado pelo governo federal e disponível para Android e iOS, também permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e contas bancárias remotamente.

Memorize um contato de emergência

Também é importante estar preparado caso nenhuma das dicas acima dê certo. Memorize o telefone de alguém de confiança – pai, mãe, amigos – e ensine seus acompanhantes a fazerem o mesmo. Se der ruim, você consegue pedir ajuda de alguém emprestando o celular e ligando direto.

Outra dica é combinar um local específico para se encontrar caso alguém se perca ou precise de ajuda, o que será especialmente útil se o celular for perdido. Isso evita desespero, economiza bateria e garante que você não dependa 100% da tecnologia num momento de emergência.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!