Drake
Foto via Wikimedia Commons

A internet está sendo tomada cada dia mais por conteúdos gerados por Inteligência Artificial e isso vem irritando algumas pessoas. Quem resolveu quebrar o silêncio agora foi o rapper Drake, que recentemente foi vítima da IA.

O canadense viu um áudio com sua voz cantando a música “Munch”, de Ice Spice, viralizar nas redes sociais.

Através de sua conta do Instagram, Drake publicou um story com uma notícia da Universal Music pedindo para que os serviços de streaming impeçam que empresas de IA acessem suas músicas. Acompanhando a matéria que também abordava a faixa criada com sua voz, ele disse:

Esta é a gota d’água da IA.

E você, o que acha?

Drake e o uso de Inteligência Artificial

Como descreve o portal Digital Music News, um porta-voz da Universal Music comentou sobre o pedido relacionado aos recursos da Inteligência Artificial:

Temos uma responsabilidade moral e comercial com nossos artistas de trabalhar para impedir o uso não autorizado de suas músicas e impedir as plataformas de ingerirem conteúdo que viole os direitos de artistas e outros criadores. Esperamos que nossos parceiros de plataforma desejem impedir que seus serviços sejam usados ​​de maneira que prejudique os artistas.

Mesmo depois da reclamação de Drake, outra música utilizando sua voz está circulando pela internet.

Desta vez, um internauta que se identifica como ghostwriter, que em tradução livre pode significar “compositor fantasma”, compartilhou em seu canal do YouTube uma música chamada “Heart On My Sleeve”, que simula Drake e The Weeknd cantando sobre o antigo relacionamento do músico pop e a cantora Selena Gomez.

Outros exemplos do uso de Inteligência Artificial na produção musical que circularam pelas redes sociais foram de Rihanna cantando “CUFF IT” de Beyoncé, Kanye West cantando o hit “Love Yourself”, de Justin Bieber, e muitos outros.

Confira abaixo a publicação de Drake e também as faixas que foram disponibilizadas na internet usando sua voz.

Músicas criadas por IA e tecnologia de simulação da voz humana

No início deste ano, te contamos que a Microsoft estava testando uma ferramenta capaz de simular qualquer voz humana ditando qualquer texto usando apenas três segundos de um áudio em que essa pessoa esteja falando; saiba mais detalhes aqui.

Mesmo sendo uma tecnologia impressionante, muitos artistas estão preocupados com a falta de controle sob o uso de suas vozes e imagens. É pra acender o alerta mesmo, né?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!