Novabrasil FM estreia cinco programas para ampliar a pluralidade musical em sua grade
Crédito: Nathan Franca

A rádio Novabrasil FM decidiu ampliar sua capacidade de impactar seus ouvintes promovendo mais pluralidade e diversidade sonora em sua programação.

Para isso, a rede vai estrear a partir do dia 6 de Março um novo projeto chamado “Faixa das Dez”, que conta com cinco novos programas que farão parte deste horário e, diariamente, entre 22h e 23h, cada um deles será comandado por apresentadoras diferentes.

Quem assumiu a curadoria artística do projeto foi a jornalista Fabiane Pereira, que irá comandar o programa que vai ao ar toda segunda, o Vozes da Vez. Sobre a nova iniciativa, ela declarou em um comunicado à imprensa:

Seremos cinco mulheres à frente do microfone, de segunda a sexta, das dez às onze da noite, numa rádio que alcança mais de 450 cidades em todo país. Isso tem uma importância muito grande não apenas para a Novabrasil como para todo mercado da música que ainda é proeminentemente masculino.

Novabrasil FM estreia novos programas

Além do programa comandado por Fabiane, às terças quem irá assumir o horário da rádio será a dupla formada pela atriz Julianne Trevisol e pelo jornalista e publicitário Emerson Souza. Eles estarão à frente do Reclame, programa que une entretenimento e mercado publicitário.

Já às quartas, a Novabrasil terá a presença de Didi Couto à frente do +Preta, programa que tem como intuito olhar a cultura brasileira a partir da música negra. Toda quinta, o programa Vitrine, comandado por Lívia Nolla, será o espaço dedicado a artistas da nova geração da música brasileira.

Já nas sextas, o Sons da Nova vai mapear as diversas texturas sonoras das cinco regiões do país. Na estreia do programa, quem ficará responsável pela apresentação será a cantora Tássia Reis; a cada dois meses, haverá um revezamento no cargo de modo a somar novos olhares curatoriais.

Sendo a única rádio no país a receber o selo IGUAL da Woman’s Music Event – plataforma que reconhece e destaca iniciativas que promovem a equidade de gênero no mercado da música –, a Novabrasil tem a preocupação de promover vozes e curadorias femininas em sua programação.

Confira abaixo mais detalhes sobre cada um dos novos programada da “Faixa das Dez” da Novabrasil FM e fotos das apresentadoras!

“Faixa das Dez” da Novabrasil FM

Vozes da Vez (estreia dia 6/3) – segunda, às 22h

Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show. Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.

Reclame – terça, às 22h

Apresentado pela atriz Julianne Trevisol e pelo jornalista e publicitário Emerson Souza, o Reclame é um programa que reúne mercado de propaganda, entretenimento e marketing. A versão radiofônica do programa Reclame, sucesso do Multishow, a atração passa a integrar a programação da rádio. Toda semana, convidados do entretenimento, arte, esportes e outras indústrias, além de especialistas do mercado de propaganda e marketing serão convocados para uma conversa que une informação e descontração.

+ Preta (estreia dia 8/3) – quarta, às 22h

+PRETA coloca no dial da Novabrasil músicas cantadas e/ou compostas por artistas negros e negras brasileiras de diferentes gerações. O programa embarca na diversidade da produção contemporânea, mas não perde a chance de apresentar clássicos e raridades. Sem preconceitos e com muito afeto o +PRETA celebra a beleza e força criativa da música brasileira a partir da experiência de uma pessoa negra.

A cada edição, um/uma artista, personalidade, ou intelectual negra divide com o público suas memórias musicais + pretas em quadros especiais como: o samba da vida, a música da família, o som revolucionário, o hit que inspirou uma mudança. No comando do microfone, a apresentadora Didi Couto, uma das profissionais mais conhecidas do jornalismo cultural.

Vitrine (estreia dia 10/3) – quinta, às 22h

O Vitrine chega na grade da Novabrasil para celebrar os novos talentos da música brasileira. Nomes expoentes da nossa música ganharão espaço e destaque na programação da rádio. Apresentado por Lívia Nolla, pesquisadora musical e garimpeira de carteirinha, é no Vitrine que os ouvintes vão conhecer os artistas e os sons que estão se destacando na cena musical.

Sons da Nova (estreia dia 11/3) – sexta, às 22h

Sons da Nova é o programa de experimentações sonoras e texturas musicais que vai mapear as tendências rítmicas das cinco regiões do país. A cada dois meses, o Sons da Nova terá um novo apresentar com total liberdade para fazer a programação musical baseado em suas vivências e experiências. A cantora e compositora Tássia Reis estreia na apresentação e permanece a frente do microfone durante os meses de março e abril. Em maio, o jornalista e roteirista Pedro Henrique França assume o programa.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!