Música de Alok com Juliette é removida do YouTube após produtor reivindicar crédito
Reprodução / Instagram

A nova música de Alok em parceria com Juliette, Luis Fonsi e outros artistas, “Un Ratito”, foi removida do YouTube após o duo Sevenn alegar que o DJ brasileiro lançou a faixa sem ter lhe dado o crédito pela produção e sem sua autorização.

O empresário de Kevin Brauer, que se apresenta como Sevenn ao lado do irmão Sean, disse à Billboard que Kevin também solicitou a remoção da música de plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal.

Os advogados que representam o duo estão se preparando para abrir uma ação de direitos autorais nesta terça-feira (25) no Brasil, alegando que Alok teria negado a autoria da música a Sevenn. Kevin teria originalmente escrito a faixa sob o nome “Let’s Make Love (nanananana)”.

“Un Ratito” foi lançada em 14 de Janeiro pelo DJ brasileiro e alcançou 2,9 milhões de streams no Spotify na última segunda-feira (24). Além de contar com Fonsi e a campeã do Big Brother Brasil 21, a música apresenta Lunay e Lenny Tavárez.

“Un Ratito”

A polêmica envolvendo a nova música de Alok, que teve cerca de 2 milhões de visualizações no YouTube antes de sua remoção, surge após Kevin Brauer declarar em uma reportagem da Billboard publicada na última sexta-feira (21) que produziu a versão original de “Un Ratito” em 2017 com a ajuda do DJ brasileiro. Ele ainda alega que trabalhou em pelo menos cinco versões subsequentes dela até meados de 2018.

O integrante do Sevenn informou que Alok disponibilizou a faixa nas plataformas digitais sem obter sua permissão ou discutir royalties de publicação. Brauer é creditado como um dos 14 compositores da música, mas não como produtor.

Tanto a equipe de gerenciamento de Alok como seu advogado, Robson Cunha, não responderam a um e-mail enviado pela Billboard na segunda-feira (24) para comentar sobre “Un Ratito”.

Na ultima sexta-feira (21), no entanto, Alok usou os stories no Instagram para negar que a versão original de Kevin Brauer de “Un Ratito”, na qual ele canta e toca guitarra solo, fosse igual à versão lançada.

O DJ disse que eles mudaram muito a música e acrescentou que a guitarra e outras partes de Brauer foram regravadas. “É muito diferente agora”, declarou Alok. No dia seguinte, Brauer reagiu em seu Story no Instagram declarando:

É mentira que você fez outros músicos regravarem essas partes. Essa guitarra é minha.

Mas o conflito entre os artistas não terminou por aí.

Alok x Sevenn

A matéria da Billboard publicada na semana passada revelou ainda uma acusação do duo de que não teria recebido créditos e compensação por pelo menos 14 músicas em que trabalharam para Alok desde o final de 2015.

Eles dizem que Alok os ajudou no inicio de sua carreira em questões de oportunidades e parcerias, “e ficamos felizes em retribuir o favor, até começarmos a perceber que ele estava lucrando enormemente com nosso trabalho sem oferecer nada substancial em troca”.

Em seus stories publicados no mesmo dia da reportagem, Alok disse que não guardava mágoa em relação a Sevenn por fazerem suas alegações à Billboard, mas destacou que a ação da dupla faz parte de uma campanha para desacreditá-lo que está sendo manipulada por Marcos “Marquinhos” Araújo, ex-empresário de Alok, com quem ele encerrou os trabalhos em Abril do ano passado de forma não muito amigável.

Araújo nega as afirmações do DJ e aponta que Alok e sua equipe jurídica “ameaçaram” a carreira de Sevenn após se recusarem a liberá-los de um contrato de 10 anos com a agência Artist Factory sem pagar uma multa de 20 milhões de reais, a menos que concordassem em abandonar os direitos autorais de todos os trabalhos feitos para Alok.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!