Pessoas ouvindo música juntas
Foto de pessoas ouvindo música via Shutterstock

Médicos da Universidade de Cincinnati, em Ohio, nos Estados Unidos, desenvolveram um aplicativo que usa a música para combater a névoa mental em pacientes com câncer.

O app é chamado ARMcan e tem entre seus principais profissionais envolvidos o neuro oncologista Soma Sengupta. Segundo a Mixmag, a tecnologia permite que usuários coloquem suas canções favoritas para tocar e criem suas próprias músicas a partir delas.

Dessa forma, é trabalhada a concentração e a habilidade cognitiva, já que é mais difícil para pacientes com câncer manterem suas capacidades de executar diferentes tarefas ao mesmo tempo.

De acordo com o WFMZ-TV, o Dr. Sengupta afirmou:

Eu queria um app que permitisse aos pacientes expressar suas habilidades musicais. Em outras palavras, usar seu gosto musical para sobrepor gêneros e criar suas próprias faixas musicais.

Aplicativo usa pacientes com câncer de mama

Ainda segundo o médico, o aplicativo, que atualmente é testado em sobreviventes do câncer de mama, está “ajudando a reconectar e exercitar áreas do cérebro que normalmente não fariam isso”.

Por enquanto, não existe tratamento médico para a névoa mental — representada pelo esquecimento, distração e outras deficiências causadas por sequelas no cérebro. Inclusive, ela acomete pacientes da COVID também.

Os testes do projeto incluem pacientes colocados em grupos que escutam música ou fazem música por 15 minutos a cada dia. Essas atividades devem ajudar a estimular partes de seus cérebros que normalmente não seriam exercitadas através de tratamentos tradicionais.

O poder da música é muito grande, né?

LEIA TAMBÉM: Arcade Fire lança faixa instrumental de 45 minutos para aplicativo de meditação

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!