Clara x Sofia
Crédito: Gustavo Romaneli

O duo mineiro Clara x Sofia, formado por Clara Câmpara e Sofia Lopes, divulgou nas plataformas digitais o clipe-documentário para seu primeiro single autoral, “Vestida ou Nua”.

O lançamento tem a assinatura da Sony Music e o vídeo, dirigido por Gabriela Moura, é uma realização da LIBAAX.

A faixa, que mistura o pop com elementos do eletrônico e células do pagodão, aborda a violência doméstica e os abusos que os corpos femininos passam diariamente.

“‘Vestida ou nua’ partiu da exigência ingênua de fazer algo por nós, mulheres. No entanto, eu não fazia ideia da complexidade dessa ambição. A responsabilidade que a temática pede acabou deixando a música guardada por todo esse tempo, até que a oportunidade de lapidá-la e ilustrá-la em um curta-metragem apareceu,” comenta Clara.

Clara x Sofia e um Manifesto feminista

No clipe, há inclusive um manifesto feminista poderoso interpretado pela atriz Cláudia Dalla Verde e algumas cenas fazem alusão ao caso da influenciadora digital Mariana Ferrer, ocorrido em 2018.

“Nos últimos meses trabalhamos cada palavra, cada imagem e cada som pra que o resultado fosse tocante e ao mesmo tempo, sacudisse esse espírito feminino selvagem que existe dentro de nós”, revela Sofia.

A elaboração do roteiro do clipe-documentário foi complexa e motivada pela necessidade de valorizar o protagonismo feminino a partir de uma narrativa original, inclusiva e potente.

“A partir disso, propus que levássemos essa temática para um tribunal, onde mulheres que buscam diariamente por justiça, são abandonadas pelo sistema,” conta a diretora Gabriela.

A música é composta e interpretada por mulheres. Bem como a diretora, diretoras de produção e de arte, além de tantas outras mulheres que participaram ativamente para esse projeto acontecer. Então essa história é feita por mulheres, vivida por mulheres, sobre mulheres e contada por mulheres.

Você pode assistir ao vídeo logo abaixo bem como ouvir a canção na playlist oficial do TMDQA! no Spotify.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!