Tulio Ricci
Divulgação

Com raízes familiares fortes na música, Tulio Ricci trilha um caminho inevitável — o que não significa que ele seja fácil de escolher ou de seguir.

Produzindo de forma caseira desde os 13 anos de idade, hoje o músico e produtor tem ao seu dispor um estúdio de qualidade no qual já trabalhou com grandes nomes como Luccas Carlos, JoelmaClaudia Leitte. Ainda assim, é em uma nova composição original que ele demonstra de uma vez por todas o sentimento envolvido em sua ligação com a música.

“Lose You Now” chega com uma produção impecável que faz frente a qualquer grande nome nacional ou internacional e, até por isso, vem em inglês. Em entrevista exclusiva ao TMDQA!, Tulio deixa bem claro que seu foco está voltado para todos os mercados possíveis:

Como um ávido consumidor mainstream, sempre fui fã das composições gringas, e, neste momento, estamos acompanhando mais do que nunca uma maturação do padrão das produções aqui no Brasil para um nível técnico muito impressionante, tanto na questão da sonoridade musical, quanto na produção audiovisual, com artistas gerando repercussão internacional e proporções incríveis.

A minha intenção sempre foi de produzir um conteúdo sonoro palpável para o pessoal de fora, e tentar girar os holofotes para as nossas produções e produtores musicais. Apesar do nosso crescimento artístico nos últimos anos, ainda não vejo muitas composições do gênero Pop 100% em inglês por aqui (me recordo de ‘Too Bad’ de Giulia Be, ou as produções recentes dos nossos DJ’s Alok e Bruno Martini), então acabo sentindo falta dessa miscelânea.

Isso não significa que suas músicas serão sempre em inglês, no entanto. Ricci nos diz que, apesar de ter “muitas músicas em inglês” para o próximo álbum, também quer “estudar composições em espanhol” com o objetivo de acompanhar o “boom do mercado musical latino”.

“Lose You Now”

O tema de “Lose You Now” é simples ao olharmos apenas para a superfície: o término de um relacionamento no qual nenhuma das duas pessoas realmente queria o fim, mas sentia a necessidade de aceitá-lo.

Ainda assim, Tulio explica como o conceito vai muito além:

‘Lose You Now’ sempre se tratou de dualidade, de dar voz às verdades de ambos os lados de uma relação, uma história.

Pensei nisso desde o processo de composição onde existe a segmentação das vozes nos versos, até a montagem do set de filmagem, utilizando de duas cores proeminentes (azul e laranja) em cada canto da cama, assim como em referências subjetivas, como o casal deitado em posição ‘yin-yang’, eles se abraçando dentro d’água representando a proximidade que tanto desejam no subconsciente, e as duas mãos se distanciando ao longo do clipe representando o afastamento físico e real.

O set de filmagem a que ele se refere é o do ótimo clipe que acompanha a faixa, disponível ao final da matéria e no qual as coisas se encaixaram de forma “muito natural” — segundo o artista, não houve nem a necessidade de procurar segundas opções para as vozes masculina e feminina nem para o casal de atores.

A parte audiovisual definitivamente age como uma experiência complementar à música, ajudando a torná-la acessível “para qualquer tipo de público”, como ele mesmo descreve. Mas, por si só, a própria instrumentação da canção já é capaz de facilitar a compreensão das intenções de Tulio:

A música é estruturada de forma crescente, com ‘plucks’ e instrumentos mais leves nos versos, tambores e cordas preenchendo o espaço nas pontes e por fim sintetizadores e flautas distorcidas nos refrões, onde há explosão de sentimento.

Essa cadência é proposital, como que simulando a amargura conforme há a maturação dos pensamentos de um casal que está se distanciando. No desfecho da música, temos as duas vozes se complementando de forma emocionante, aceitando a realidade do término, com a frase ‘I think I’m losing you now’ ou ‘Eu acho que estou te perdendo agora’.

Tudo isso é feito por meio de uma união entre a sonoridade dos instrumentos orgânicos (cordas, tambores, instrumentos de sopro) e digitais (sintetizadores, drumkits e um pouco de processamento digital), alcançando o que o artista define como “um mix de cores bem moderno — o equilíbrio”.

O grande desafio, para ele, foi “não exagerar e pender muito para qualquer um dos lados”. Afinal de contas, Tulio “não queria que se tornasse uma orquestra sinfônica ao mesmo passo que não queria que parecesse um beat eletrônico underground”.

O resultado de tudo isso você confere pelo clipe logo abaixo!

Tulio Ricci – “Lose You Now”

Ficha Técnica
Direção: Ygor de Oliveira
Produtora: Relva
Roteiro: Tulio Ricci e Ygor de Oliveira
AD e Produção Executiva: Jessica Pereira
Direção de Produção: Morgana Naughty
Assistente de Produção: Ícaro Brauns
Assistente de Produção: Sarah Hermoso
Direção de Fotografia: Lucas Queiroz
1AC: Vinícius Oliveira
2AC: Caio Ferraro
Direção de Arte: Roberta Torido
Assistente de Arte: Carolina Sabino
Gaffer: Jailson Lessa
Assistente de Elétrica: Christian Queiroz
Still/Making Of: Millena Rosado
Elenco: Andreas Freymann e Giselia Bianca
Make/Hair: Patricia Monaco
Figurino: Carolina Sabino
Edição e Finalização: Ygor de Oiveira
Catering: DIF Burger
Sanitização: Mauro Zanela
Fornecedor: HouseLoc
Agradecimentos: André Plati (Corretor dos Bacanas) e Juliana Rosa

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!