Toquinho
Crédito: Marcos Hermes

Primeiro álbum com músicas inéditas desde 2011, Toquinho lançou nas plataformas digitais o disco A Arte de Viver, através da gravadora Deck.

O novo trabalho de estúdio apresenta 11 canções e uma delas, “Papo Final”, traz um dueto com Maria Rita e já havia sido disponibilizada como single. A faixa tem letra assinada pelo poeta e compositor carioca Paulo César Pinheiro.

“Além da Maria Rita ser uma grande cantora, ela transmite uma coisa fundamental em arte: emoção. Arte sem emoção pra mim não existe. Quando ouvi a interpretação dela preencher a canção, já que minha voz estava gravada, percebi o quanto a música cresceu com sua maneira de cantar, com a dramaticidade na medida certa, com a grande afinação e com o timbre fantástico,” comenta Toquinho sobre a participação da filha de Elis Regina.

As gravações do álbum contaram com instrumentistas como Jorge Helder (baixo), Paulão 7 Cordas (violão de sete cordas), Thiago da Serrinha (percussão), Thiago Silva (cavaquinho), Felipe Ventura (violino e arranjo de cordas) e Marcus Ribeiro (cello), além do próprio Toquinho (violão) e do produtor do álbum, Rafael Ramos (programação).

Outros nomes que aparecem entre as participações especiais são Hamilton de Holanda e Camilla Faustino.

Elizabeth Mennezes

Elizabeth Mennezes
foto: divulgação

A cantora, compositora e musicista Elizabeth Mennezes lançou no YouTube o clipe feito para a faixa “Dita Benedita”.

As imagens do vídeo, registradas no Bangue Estúdio, em Taubaté, em São Paulo, mostram a artista ao lado de Rafael Gandolfo no violoncelo e Danilo Bonato e Hayane Oliveira nos atabaques.

Inspirada por nomes como Gilberto Gil, Tim Jobim, Milton, Elza Soares, Baden Powell, Jards Macalé e Caetano Veloso, Elizabeth começou a compor em 2015 com “Modinha para Gabriela”.

Ela no momento prepara seu primeiro álbum, Beiral, ainda sem previsão de lançamento.

Cigana

Cigana
foto: reprodução

A banda Cigana liberou nas plataformas de streaming, através do selo Eu Te Amo Records, o EP Tudo Que Há de Novo.

O compacto apresenta três canções que dialogam com a passagem do tempo, a nostalgia e a existência humana.

O novo trabalho chega após o lançamento do primeiro disco do grupo, Todos os Nós (2019), e é encarado como um projeto com muitas diferenças.

“Nós produzimos esse trabalho de uma maneira totalmente diferente do que em nosso álbum ‘Todos Os Nós’ – enxergamos as músicas como beats, não nos limitamos ao formato clássico de banda para compor os arranjos das músicas e isso acrescentou muito. Prestamos mais atenção para grooves e construção de camadas,” reflete Matheus Pinheiro.

Além dele, a banda é formada por Caique Redondano, Pedro Baptistella, Victoria Groppo e Felipe Santos.

Na carreira, a Cigana tem ainda os EP’s Sinestesia (2014) e A Torre (2015). Eles lançaram também o single “Natureza”, pela Laboratório Fantasma dentro do projeto Original’s Studio.

Sozinho no Sotão

Sozinho no Sotão
foto: divulgação

O cantor, compositor e guitarrista Thiago Henrique, através do projeto solo Sozinho no Sotão, divulgou o clipe da música “ACHO Q VC VAI GOSTAR”.

O vídeo, com realização da Motal, foi roteirizado e dirigido por Leonardo Hladczuk e conta com a participação da atriz Lindy Lucena.

A faixa traz sonoridade que mistura o rock alternativo, música eletrônica, trap e death metal. A letrafala sobre um relacionamento que chegou a um ponto insustentável.

“Sentir, refletir, compartilhar e entender a tristeza e o cotidiano nos faz crescer e nos faz entender e sentir a vida. Após anos criando músicas para mim mesmo e em outras bandas, veio a decisão de explorar ao máximo a criatividade individual e os meus limites artísticos,” revela Thiago, que no projeto busca produzir, em língua portuguesa, sons pouco explorados no Brasil.

O músico agora prepara o EP de estreia do Sozinho no Sótão, que, ainda sem título e previsão de lançamento, terá quatro faixas e vai ser produzido por Ricardo Ponte (vencedor do Grammy Latino pelo álbum Éter, da Scalene).

Suite Super Luxo

Suite Super Luxo
foto: divulgação

A banda brasiliense Suite Super Luxo lançou o lyric video da faixa “Todo Império Um Dia Cai”.

O material, produzido por Gustavo da Rosa, mistura memes e imagens históricas de protestos e impérios que ruíram ao longo dos tempos.

A letra da música faz uma reflexão sobre as mudanças e ilusões de poder que se sucedem na história mundial e das pessoas em geral.

“De certa forma, reflete também sobre o estado atual de mazelas no país promovido pelo projeto secular do ora dito grande acordo nacional,” opina o vocalista e guitarrista Lucq.

Além dele, completam o quarteto Tharsis (guitarra), Tiago (baixo) e Áli (bateria). Com dois álbuns e um EP na carreira, o grupo atualmente prepara seu terceiro disco cheio.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!