Luiza Audaz
Crédito: Marcus P. Soco

A cantora baiana Luiza Audaz lançou nas plataformas digitais, através da gravadora Deck, a música “Bahia-Flor”, que marca sua estreia na carreira solo. O single chega acompanhado de um clipe dirigido por Luciano Matos.

https://www.youtube.com/watch?v=icnxqvnkF6Y

Filmado na parte histórica de Salvador, o vídeo é carregado de simbologia e faz referência ao legado e à força ancestral da Bahia. Luiza homenageia suas raízes e a miscigenação afro-indígena na busca por libertação que atravessa gerações.

“Comecei a narrar como se estivesse vendo, pelo olhar de um menino, toda dor do deslocamento da África até aqui. ‘Bahia-Flor’, na verdade, é uma expressão alegórica de uma dor que também me atravessa pois sou fruto da miscigenação dos povos e me vejo como pedaço de África”, afirma a artista.

Tribo de Jah

Tribo de Jah
foto: Paulo Regis

Tida como pioneira do reggae no Brasil, a Tribo de Jah liberou nas plataformas de música, em parceria com Kenyatta Hill, vocalista da Culture, a canção “Homem da Babilônia”. O lançamento faz parte da agenda de 35 anos de carreira que a banda completa em 2020.

A faixa, composta pelo vocalista Fauzi Beydoun, foi gravada no estúdio Zabumba Records, durante o Carnaval de São Luís, no Maranhão. Na ocasião, Kenyatta veio ao Brasil como convidado especial do Bloco da Tribo.

“Homem da Babilônia” casa com o momento crítico de pandemia mundial que a população de todos os continentes encara. “Com a chegada do coronavírus, a música soa como algo profético, por trazer uma mensagem que retrata o difícil período pelo qual todo o planeta está passando”, comenta Fauzi.

Souto MC

Souto MC
foto: divulgação

A rapper Carolinne Souto, conhecida artisticamente como Souto MC, disponibilizou na internet seu documentário Meu Verso é Rezo. O web doc mostra o processo criativo de construção do álbum Ritual, lançado em dezembro do ano passado, e retrata a batalha interna que Souto enfrentou.

O disco, que marcou sua estreia na carreira, foi um dos 50 projetos escolhidos para o edital Natura Musical de 2018. Ritual conta a história de resgate da identidade da artista e valoriza sua ancestralidade indígena.

A MC, que busca em suas músicas fortalecer o elo com os povos indígenas que vivem no estado de São Paulo, é ascendente do povo Kariri por parte de seu pai, Pedro Netto.

Gabriel Vendramini

Gabriel Vendramini
foto: Giovana Favaro

O cantor paulista Gabriel Vendramini, junto com seu conterrâneo Guilherme Wolf, lançou nas plataformas de streaming o EP DIY Split, Vol. 1. No compacto, que traz duas faixas, cada artista faz uma releitura da música do outro.

Gabriel reinterpreta a canção do amigo “Heavy Metal” e Guilherme faz sua adaptação para “Patrol on the Ride”, de Vendramini. As canções foram gravadas nos respectivos home studios dos músicos.

“Eu sei da aversão do Gui à virtuose, então, provoquei ele bastante no arranjo que fiz para a minha versão de ‘Heavy Metal’. Coloquei vocais guturais e extremamente melódicos enquanto uma voz ‘falada’ narra a letra. Criei ainda para o arranjo solos de guitarra bem farofa, no melhor estilo anos 80. Gosto muito desta música desde a primeira vez que ouvi”, conta Gabriel.

“As músicas foram gravadas em momentos diferentes, como forma de homenagem/admiração pelo trabalho do outro. O som é como uma ‘volta ao básico, a simplicidade punk de nossas primeiras bandas de adolescência’”, define Guilherme.

Desdemona ETC

Desdemona
foto: divulgação

A banda maranhense Desdemona ETC lançou no YouTube o clipe para a faixa “Em Todo Contexto”, segundo single do álbum de estreia Pop Estranho. O vídeo, dirigido por Rick Ramos, conta com a participação do baterista Blake Mostyn, da banda de math-rock britânica Delta Sleep.

Tendo estreado em 2017 com o EP ETC, o quarteto é formado por Hurak Mangoo (guitarra e voz) Ro Lando (guitarra e voz), Liz Lima (bateria e voz) e F. Marx (baixo e voz).

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!