Luciane Dom é um nome para se guardar.

Com um som rico e que mescla MPB com uma visão moderna do jazz e R&B, ela está começando a chamar a atenção no exterior. Atualmente em sua segunda turnê nos Estados Unidos e uma das atrações do Brasil Summerfest 2019, em Nova York, no fim do mês, a artista usa a cidade americana como cenário para um vídeo com um forte visual e mensagem: “Some”, que você confere em primeira mão aqui no TMDQA!, aborda relacionamentos abusivos. Você pode conferir o clipe no fim desse post.

Explicitando o caráter multicultural de seu trabalho, Luciane Dom uniu em “Some” uma produção musical assinada pelo húngaro Szabi Bognar e pelo brasileiro Rodrigo Ferreira. Já para a gravação do clipe, a artista voltou a promover o protagonismo tão presente em seu trabalho, contando com uma equipe formada apenas por profissionais negros. O single se soma ao samba-canção “Seu Bem”, tanto como lançamento independente, para além do seu álbum “Liberte Seu Banzo”, lançado ano passado, quanto na temática. Ela explica:

Esse som dialoga com as pautas atuais, sobre liberdade e a necessidade de ter relações que nos fazem sentir melhores, e não as destrutivas; fala dessa urgência em respirar e dizer ‘não’ para coisas não nos fazem bem. Quando as pessoas escutam, muitas delas se identificam com situações que já passaram, e eu mesma, por mais que não tivesse falando sobre algo meu, às vezes me sinto identificada com a letra quando encontro essas situações destrutivas, daí eu fujo delas. Esse som é pra gente aprender a aceitar o que é bom pra nossa cabeça, pro nosso espírito, pra nossa alma, e a dizer ‘chega’ quando as coisas passam dos limites.

Luciane Dom

Após dividir palcos com Luedji Luna e Vox Sambou (Haiti); colaborar com Rubel, Shahzad Ismaily e Akiniemy (NYC); facilitar workshops de música e improvisação no Crossroads Juvenile Center (Brooklyn) e Kennedy High School (Bronx); palestrar sobre música brasileira contemporânea na The College of Charleston e ser selecionada por um edital de música patrocinado pelo governo americano para uma série de shows no país, Luciane Dom dividirá palco com Alceu Valença, Casuarina, Cordel do Fogo Encantado e Duda Beat no evento em Nova York e fará uma turnê no Chile.

Pois é, anote o nome dela.

Confira abaixo o clipe e outros trabalhos da artista.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!