Maynard James Keenan com o TOOL no Lollapalooza Brasil 2025
Foto por Aline Krupkoski/TMDQA!

Veja o resumo da notícia!

  • Maynard James Keenan expressa desconforto com letras antigas do TOOL, considerando-as piadas mal sucedidas e que não resistem a análise.
  • Keenan cita a música '4 Degrees' do álbum Undertow como exemplo de letra que ele considera 'idiota' devido à sua tentativa de humor sexual.
  • Apesar das críticas às letras de algumas músicas, Keenan elogia o trabalho instrumental e melódico da banda, reconhecendo sua qualidade.

Maynard James Keenan revelou recentemente que evita cantar algumas músicas antigas do TOOL por considerar que suas letras não envelheceram bem. Segundo o vocalista, certos versos foram escritos como piadas que hoje ele julga mal sucedidas.

A declaração foi feita durante sua participação no podcast Wilde Ride!, apresentado por Steve-O, estrela da franquia da televisão e cinema Jackass. Em um dos momentos da conversa, o anfitrião comentou que uma busca por inteligência artificial descrevia a música do TOOL como “reverente”, observação que levou Keenan a reagir com ironia (via NME):

“É, não sei não… reverência por sexo anal com os punhos??”

A referência sarcástica feita por Maynard James remete ao clássico “Stinkfist”, lançado pelo TOOL em 1996 no álbum Ænima e que você pode ouvir ao final da matéria. Na sequência, Keenan aprofundou sua reflexão sobre o próprio catálogo da banda:

“Existem algumas músicas antigas do TOOL que eu não gosto de cantar porque sinto que falhei com elas. São músicas populares, mas eu estava tentando fazer uma piada e foi uma piada boba, e eu deveria ter simplesmente seguido em frente. Sinto que as letras não resistem a uma análise mais aprofundada.”

Para Keenan, apesar do sucesso de algumas faixas, a intenção humorística por trás das letras acabou comprometendo o resultado final. Concorda?

Vocalista do TOOL falou sobre músicas antigas do grupo

Para justificar seu depoimento, Maynard James citou “4 Degrees”, faixa do álbum de estreia Undertow (1993). Ao comentar o processo de composição, o cantor foi ainda mais direto:

“Do jeito que eu escrevi… eu estava tentando fazer uma piada de sexo anal e ficou idiota. A música é linda, o que aqueles caras fizeram musicalmente é ótimo e eu acho que talvez a melodia seja boa, mas a letra é simplesmente idiota. Eu não sei o que diabos eu estava pensando.”

Apesar das críticas às letras, Keenan fez questão de elogiar o trabalho instrumental e melódico da banda na canção que você também ouve mais abaixo. Embora o TOOL não lance um álbum desde Fear Inoculum (2019), o grupo segue em turnê e inclusive passou pelo Brasil pela primeira vez no ano passado.

Confira a entrevista de Maynard James Keenan na íntegra a seguir!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL

Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!