
Veja o resumo da notícia!
- A música 'Lover, You Should’ve Come Over', do cantor Jeff Buckley, volta a fazer sucesso nas paradas americanas através de vídeos virais no TikTok.
- A canção integra o álbum 'Grace' de 1994, único álbum de estúdio completo do cantor, falecido em 1997, e nunca havia entrado na Billboard Hot 100.
- O sucesso da música coincide com o lançamento do documentário 'It’s Never Over, Jeff Buckley', que revisita a vida e obra do artista.
- Outras canções antigas também têm encontrado nova vida nas redes sociais, como 'Let Down', do Radiohead, demonstrando o fenômeno.
Mais de três décadas depois de ter sido gravada, a voz de Jeff Buckley voltou a ecoar nas paradas americanas como um fantasma que se recusa a desaparecer. Não por estratégia, nem por repetição forçada, mas por um reencontro tardio impulsionado por fragmentos de vídeos no TikTok.
O músico nos deixou tragicamente por afogamento acidental em 1997 aos 30 anos e a música que vem sendo usada pelos internautas na plataforma é “Lover, You Should’ve Come Over”, uma das faixas mais dilacerantes do cultuado disco Grace, lançado em 1994.
O álbum, aliás, permanece como o único registro de estúdio completo de Buckley, que cantava como quem já sabia o fim que ele mesmo teria. Nunca lançada como single, a música de Buckley sempre pertenceu mais aos que sentem do que aos que contam números.
Ainda assim, pela primeira vez desde seu lançamento, “Lover, You Should’ve Come Over” entrou oficialmente na Billboard Hot 100, ocupando a 97ª posição, representando um atraso que parece combinar com sua natureza. Tudo por conta de vídeos no TikTok que dialogam com a melancolia das canções de Jeff.
Como você pode ver nas publicações ao final da matéria, o conteúdo das postagens são geralmente reflexivos, se relacionando com aprendizados da vida e dificuldades que todo mundo precisa lidar no dia a dia, em diferentes contextos.
Já passou por algum desses virais?
Jeff Buckley entra nas paradas dos EUA por causa do TikTok
Curiosamente, nem mesmo o hit “Hallelujah”, a interpretação mais conhecida de Jeff Buckley e uma das responsáveis por apresentá-lo ao mundo, conseguiu esse feito à época, já que a canção alcançou reconhecimento digital anos depois, em 2008, mas nunca atravessou a mesma porta.
O retorno silencioso do cantor começou a se desenhar com a chegada do documentário It’s Never Over, Jeff Buckley (2025). O título é retirado da própria letra de “Lover” e o filme revisita a vida, a arte e o vazio deixado pela ausência de Buckley.
Vale lembrar que ele não está sozinho nesse tipo de ressurreição tardia. Canções antigas têm encontrado nova vida nas redes, como “Let Down”, do Radiohead, que voltou às paradas quase 30 anos após seu lançamento. Thom Yorke até descreveu o fenômeno como “bizarro”.
Não deixa de ser, né?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!