Billy Corgan diz que Joy Division é a banda mais influente após os Beatles
Crédito: reprodução

Veja o resumo da notícia!

  • Billy Corgan destaca a importância do Joy Division, equiparando sua influência à dos Beatles no rock do século 20.
  • Corgan enfatiza que o Joy Division estabeleceu um modelo para a música alternativa, influenciando diversas bandas.
  • O vocalista também compara a influência do Joy Division à do Velvet Underground, notando sua peculiaridade.
  • Fãs reagem à declaração de Corgan, com comentários que variam entre concordância e apreciação da banda Joy Division.

Em entrevista ao Track Star, Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins, afirmou que o Joy Division é a banda de Rock mais influente do século 20 além dos Beatles. Segundo Corgan, o grupo do saudoso Ian Curtis cristalizou o Pós-Punk ao criar um “modelo” para a música alternativa moderna.

Para Billy, a influência da banda dona de sucessos como “Love Will Tear Us Apart” e “Transmission” foi fundamental para a cena que se formou na época:

“Há 20 anos defendo que, provavelmente, além dos Beatles, o Joy Division é a banda de rock mais influente. Acho que isso fala por si só. Eles meio que cristalizaram o pós-punk de uma forma que poucas bandas conseguiram. E se tornaram o modelo para tantas bandas que vieram depois. Isso se confirma, ou você quer mais informações?”

Em seguida, Corgan foi mais uma vez questionado pelo apresentador do programa:

“Quais são os tipos de bandas em que essa influência é realmente sentida?”

Ao responder, Billy também citou o Velvet Underground e explicou mais sobre a peculiaridade do som do Joy Division:

“Bandas importantes como os Beatles, Velvet Underground e Joy Division criam um modelo a partir do qual outras bandas podem criar sua própria música. E basicamente estão copiando essas bandas de uma forma pouco habilidosa. Mas você não necessariamente ouve a influência. Então, existem 400 bandas que tocam Joy Division, mas você não necessariamente ouviria a influência. Porque mesmo que estejam tentando imitar o Joy Division, elas meio que não conseguem. É aí que fica estranho, você pode ouvir a influência dos Beatles em algumas bandas, mas não necessariamente a influência do Joy Division. Eu ouço. Acho que isso tem a ver com o minimalismo pós-pop.”

Dá para entender, né?

Billy Corgan fala sobre a influência de bandas como Beatles e Joy Division

Na seção de comentários da publicação feita no Instagram que você confere ao final da matéria, muitos fãs de música reagiram às palavras de Billy Corgan. Um deles escreveu, ironizando o comportamento controverso do músico:

“Uau, finalmente eu concordei com Billy Corgan.”

Outro internauta lembrou do disco Closer, lançado pelo Joy Division em 1980:

“Boa escolha, Billy. Joy Division era fenomenal. ‘Closer’ é uma obra-prima. Uma pena que tenham se separado tão cedo. Não eram tão comerciais quanto os Beatles, mas musicalmente muito mais profundos.”

Dessa vez, não temos como discordar mesmo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!