Pink Floyd – The Dark Side of the Moon (1973)

Veja o resumo da notícia!

  • Capas de discos icônicas refletem a sonoridade e a época de artistas e bandas, como Pink Floyd e Beatles, com imagens marcantes e conceituais.
  • Um ranking colaborativo elege as melhores capas de discos de todos os tempos, com David Bowie, Led Zeppelin e Nirvana entre os destaques.
  • As capas de 'Ziggy Stardust', 'Animals', 'Led Zeppelin IV' e 'Physical Graffiti' são analisadas por seus conceitos e representações visuais.
  • Capas como 'Nevermind', 'Wish You Were Here', 'Sgt. Pepper's' e 'Abbey Road' são celebradas por seu impacto cultural e artístico.
  • A capa de 'The Dark Side of the Moon' é considerada um símbolo atemporal, representando os temas do álbum através de um prisma.

Além de terem apresentado ao público músicas que se tornaram verdadeiros clássicos, grandes bandas e artistas também ficaram conhecidos por suas artes inesquecíveis.  As capas de discos representam a sonoridade daquele trabalho e, muitas vezes, a época em que foi criado.

Entre os exemplos mais emblemáticos estão capas de discos como The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, ou Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, indo desde algo mais básico como um prisma atravessado pela luz até uma colagem extravagante repleta de figuras históricas e celebridades. 

Com tantas capas históricas lançadas ao longo dos anos, o portal Ranker convocou os fãs de música para votarem nas melhores capas de discos de todos os tempos. O ranking está em constante atualização, de acordo com o envolvimento direto do público.

Confira abaixo como ficou o Top 10 até o momento em que está matéria foi publicada!

As 10 melhores capas de discos de todos os tempos segundo fãs

10. David Bowie – The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

David Bowie -  The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars

Para a capa de The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, David Bowie assume seu personagem fictício Ziggy Stardust e aparece segurando uma guitarra sob um poste de luz de Londres como se fosse um ser de outra dimensão em meio à vida urbana cotidiana. Além de representar o conceito do álbum, retrata o impacto transformador de Bowie na música e na moda.

9. Pink Floyd – Animals

Pink Floyd – Animals

O porco inflável flutuando sobre a usina de Battersea, em Londres, é uma imagem tão forte quanto a crítica social presente nas letras de Animals do Pink Floyd. Um imprevisto técnico aconteceu e o porco se soltou, criando uma imagem ainda mais impactante e uma metáfora sobre a natureza incontrolável.

8. Led Zeppelin – Led Zeppelin IV

Led Zeppelin - Led Zeppelin IV

O Led Zeppelin apostou em uma capa enigmática em seu álbum Led Zeppelin IV, sem incluir título e o nome da banda. A imagem apresenta apenas uma pintura de um homem idoso, que foi identificado há alguns anos, carregando um fardo de gravetos nas costas em um campo que foi fixado em uma parede.

7. Led Zeppelin – Physical Graffiti

Led Zeppelin - Physical Graffiti

Em seu disco Physical Graffiti, o Led Zeppelin contou com uma capa cativante que retrata a fachada de um prédio residencial de Nova York, com janelas revelando diferentes imagens e rostos, sugerindo diversas realidades que existem em cada apartamento, simbolizando a profundidade e complexidade presentes na sonoridade do disco.

6. Nirvana – Nevermind

Nirvana – Nevermind

Uma das capas mais marcantes dos anos 90 foi a de Nevermind, do Nirvana. A imagem revela um bebê pelado nadando em uma piscina em direção a uma nota de um dólar presa em um anzol. A metáfora sobre capitalismo e perda da inocência dialoga diretamente com o espírito crítico do álbum.

5. Led Zeppelin – Led Zeppelin

Led Zeppelin - Led Zeppelin I

A capa do disco de estreia do Led Zeppelin, homônimo, apresenta a imagem do dirigível Hindenburg em chamas, refletindo a intensidade e a energia carregada que a banda apresentou em seu primeiro trabalho e o desejo do grupo de estrear de forma ousada na cena do rock com um som revolucionário.

4. Pink Floyd – Wish You Were Here

Pink Floyd – Wish You Were Here

Outra capa icônica é a do disco Wish You Were Here do Pink Floyd, que retrata dois executivos apertando as mãos enquanto um deles está em chamas. O intuito da ilustração foi para revelar o incômodo da banda com a falta de sinceridade da indústria musical e o distanciamento emocional que ela gera.

3. Beatles – Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band

The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band

A capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band conseguiu se tornar tão emblemática quanto o próprio disco dos Beatles. Peter Blake e Jann Haworth criaram uma colagem colorida e chamativa com figuras históricas, celebridades e referências, expondo também o espírito experimental dos anos 60.

2. Beatles – Abbey Road

The Beatles – Abbey Road

Os Beatles talvez não imaginassem que a capa do álbum Abbey Road se tornaria tão icônica quanto se tornou. A capa revela uma foto dos quatro integrantes atravessando uma faixa de pedestres em frente ao estúdio que dá nome ao álbum, e a imagem inspirou inúmeras imitações, teorias da conspiração e ainda representou a união da banda mesmo com o fim do grupo se aproximando.

1. Pink Floyd – The Dark Side of the Moon

Pink Floyd – The Dark Side of the Moon

Criada por Storm Thorgerson, a capa do emblemático The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, mostra o espectro prismático representa a luz revelando suas verdadeiras cores, traduzindo os temas centrais do disco: conflito, ganância e tempo. A imagem se tornou um símbolo difitivo do Pink Floyd e um ícone atemporal na história da música.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!