Bono (U2) e Jimmy Buffett
Fotos via Wikimedia Commons

Uma aventura envolvendo Bono, do U2, Jimmy Buffett, a Jamaica e um hidroavião quase terminou em tragédia há exatos 30 anos.

Durante uma viagem ao Caribe no dia 16 de janeiro de 1996 a bordo de seu Grumman HU-16 Albatross, apelidado de Hemisphere Dancer, Buffett decidiu pegar um voo até o final da ilha para “se divertir”. No hidroavião também estariam Chris Backwell, fundador da Island Records, e Bono com sua esposa e dois filhos.

Acontece que Jim Powell, piloto de Jimmy, se opôs aos planos de viagem após notar que o clima não estaria ideal para pousar na costa Norte da ilha. “Eu vi que a água estaria muito violenta para o hidroavião dele pousar, e aí teríamos que fazer mudanças de última hora,” contou Powell em entrevista (via Ultimate Classic Rock).

Após expressar sua preocupação ao cantor, Jimmy Buffett decidiu por não mudar os planos.

Jimmy estava dizendo, ‘Vamos lá, vamos nos divertir’, e eu não queria fazer parte daquilo. Me senti responsável, então decidi não ir.

Bem, agora com outro piloto, Buffett e seu grupo de amigos foram mesmo assim.

O plano inicial era pousar em Montego Bay, ainda no Caribe, mas o hidroavião acabou sendo redirecionado para o porto de Negril, na Jamaica, por conta do mau tempo. Assim que pousou na água, o veículo foi alvejado por diversos tiros – as autoridades jamaicanas pensaram se tratar de um avião carregando drogas.

Apesar das centenas de balas que foram atiradas no hidroavião, ninguém se machucou. Algum tempo depois, Bono relembrou o episódio:

Esses caras estavam atirando para todos os lados. Parecia que a gente estava no meio de um filme do James Bond – mas, nesse caso, era real. Foi aterrorizante e eu honestamente pensei que todos iríamos morrer.

Ele ainda continuou dizendo: “Foi assustador, mesmo. Você não acredita no alívio que eu senti quando vi que meus filhos estavam bem.”

Depois do incidente, o vocalista do U2 voltou imediatamente para os Estados Unidos com sua família.

Jimmy Buffett fez música sobre quase morrer ao lado de Bono

Se o episódio apavorou Bono, Jimmy Buffett não ficou tão amedontrado assim.

Apenas cinco meses depois, Buffett lançou o disco Banana Wind, contendo uma canção chamada “Jamaica Mistaica”. Na letra, ele brinca com a situação, cantando:

Volte, volte, volte para a Jamaica / Você não viu que cometemos um grande erro? / Ficaríamos tão tristes se você nos desse adeus / E prometemos não atirar mais em vocês nos céus

Em entrevista, o cantor ainda revelou que achou que era tudo uma piada até ouvir os tiros.

Que loucura!