
Veja o resumo da notícia!
- O cinema brasileiro ganha destaque internacional com Kleber Mendonça Filho, premiado por 'O Agente Secreto' e outros filmes importantes.
- Kleber Mendonça Filho compartilha lista de filmes que influenciaram sua obra, revelando suas preferências e comentários sobre cada um.
- Entre os filmes preferidos estão obras de Martin Scorsese, Héctor Babenco, Víctor Erice, Eduardo Coutinho, Stanley Kubrick e outros.
O cinema brasileiro voltou a ocupar um lugar de destaque no cenário internacional, e um dos nomes responsáveis por esse movimento é Kleber Mendonça Filho.
Do ano passado para cá, o cineasta pernambucano tem saído vitorioso em diversas premiações graças ao seu filme mais recente, o elogiado O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura e que recebeu no último dia 11 o Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não Inglesa.
Além da obra acima, Mendonça Filho também já assinou outros títulos fundamentais do cinema brasileiro como O Som ao Redor (2012), Aquarius (2016), Bacurau (2019) e o documentário Retratos Fantasmas (2023).
Ao longo de sua trajetória, o diretor já chegou a compartilhar em diferentes oportunidades algumas produções cinematográficas que, de certa forma, dialogam e influenciam seu trabalho e que o tocaram de uma maneira especial, entrando para sua lista de filmes preferidos.
Confira abaixo a lista, reunida pela GQ Brasil, com os títulos escolhidos por Kleber Mendonça Filho e seus comentários sobre cada obra!
Os 8 filmes preferidos de Kleber Mendonça Filho
Depois de Horas (1985), de Martin Scorsese
“Esse filme é o meu favorito do Scorsese. Me ensinou muito sobre edição e configuração de câmera.”
Pixote, a lei do mais fraco (1980), de Héctor Babenco
“Crianças: sobre amá-las, protegê-las e tentar apresentá-las ao que é amor e educação. Um dos melhores filmes brasileiros da história.”
O Espírito da Colmeia (1973), de Víctor Erice
“É um filme muito especial para mim e é interessante que nunca tive uma cópia dele. Só existia na minha cabeça, como acontecia no passado. Você só podia tê-lo na memória.”
Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho
“A lógica brutalizada do Brasil e sua história. Uma diáspora da violência, que retrata também o que é amor. Uma obra-prima.”
Barry Lyndon (1975), de Stanley Kubrick
“Meus dois filhos estão chegando na idade em que podem assistir. Eles vão sentir algo, tenho certeza, porque é realmente um ótimo filme. E eu adoro como ele se desenvolve, com calma e como a música entra, você fica completamente impressionado com as imagens.”
Lost in America (1985), de Albert Brooks
“É um filme que transporta para 85, quando o vi em VHS e de alguma forma ele desapareceu. Não sei explicar como ou porquê. Sempre gostei desse filme e não o vejo há mais de 30 anos.”
Um dia quente de verão (1991), de Edward Yang
“É um filme tão lindo, tão especial que nem vou dizer nada porque posso ficar emocionado.”
Inverno de Sangue em Veneza (1973), de Nicolas Roeg
“Esse filme tem 50 anos e é difícil de acreditar. Ele é mais moderno do que nunca.”
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!