
Veja o resumo da notícia!
- Manoel Carlos, autor de novelas, faleceu, deixando um legado na cultura brasileira e na história da televisão, reconhecido por colegas e público.
- O autor criou personagens marcantes, como as Helenas, e estabeleceu um estilo de narrativa realista e intimista nas telenovelas brasileiras.
- A novela Mulheres Apaixonadas popularizou a música Faint, do Linkin Park, no Brasil, gerando reações nostálgicas e curiosidade do público.
A morte de Manoel Carlos no último sábado (10) representou uma grande perda para a cultura brasileira e para a história da televisão brasileira.
Autor sensível e atento às transformações da sociedade, ele marcou gerações ao retratar, com profundidade emocional, os conflitos familiares, os amores possíveis e impossíveis e o cotidiano da classe média urbana, principalmente do Leblon, bairro nobre da Zona Sul do Rio de Janeiro.
A despedida de Maneco, seu apelido carinhoso, foi sentida por colegas de profissão, atores que costumavam ser escalados para suas obras e pelo público, que reconheceu nele um dos grandes responsáveis por consolidar a telenovela como um espaço de reflexão sobre a vida, as relações humanas e o tempo.
Manoel Carlos e… Linkin Park?
A relevância de Manoel Carlos na televisão é imensa e duradoura. Criador de personagens icônicas, especialmente as diversas “Helenas”, que se tornaram símbolo de seus folhetins, o escritor ajudou a definir um estilo de narrativa mais realista, intimista e humanizada nas novelas com textos que valorizaram diálogos densos, personagens complexos e temas importantes para a sociedade.
Uma de suas obras mais populares foi Mulheres Apaixonadas, exibida pela TV Globo em 2003. Como você pode ver na publicação ao final da matéria, a produção também ficou marcada por popularizar no país a música do Linkin Park. No caso, estamos falando de “Faint”, hit presente no disco Meteora, que saiu no mesmo ano de exibição da novela.
A famosa canção foi trilha de uma sequência de perseguição policial com os atores Tony Ramos e Vanessa Gerbeli. Quem lembra por aí?
Manoel Carlos ajudou a popularizar o Linkin Park no Brasil
Na seção de comentários da postagem feita pelo jornalista Andrey Raychtock no X/Twitter, muitos internautas reagiram à presença do Linkin Park em uma novela. Um deles escreveu:
“Cara, vejo muitas entrevistas de executivos de gravadora do passado e era exatamente isso… eles conseguiam ‘vender’ qualquer produto através das novelas, tanto que muitos hits só eram hits no Brasil. Foda.”
Outro usuário da rede social destacou que “Faint” não parecia ter tanto tempo desde o seu lançamento:
“Bizarro como música é atemporal. De alguma forma louca, na minha cabeça ‘Faint’ não parece ser tão antiga quanto essas imagens da novela.”
Pensou o mesmo?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!