
Veja o resumo da notícia!
- Seu Jorge homenageia David Bowie com lançamento inédito da live 'The Life Aquatic', marcando os 10 anos da morte do artista.
- A relação de Seu Jorge com a obra de Bowie iniciou-se no filme 'A Vida Marinha', resultando em versões que ganharam reconhecimento mundial.
- A live, gravada durante a pandemia, apresenta releituras intimistas de clássicos de Bowie e celebra a influência do artista.
O legado do icônico e saudoso David Bowie foi homenageado pelo brilhante Seu Jorge recentemente. No último sábado, 10 de janeiro, data que marcou os 10 anos do falecimento do eterno Camaleão do Rock, o músico brasileiro disponibilizou pela primeira vez a liveThe Life Aquatic: A Tribute to David Bowie.
O registro em questão, que está disponível no canal do YouTube de Seu Jorge, foi gravado durante a pandemia e até então nunca havia sido publicada de forma permanente. A apresentação chega como um gesto de memória, respeito e continuidade de um diálogo artístico que ultrapassa mais de 20 anos.
Seu Jorge se aprofundou na obra de Bowie em 2004, quando o brasileiro integrou o elenco do filme A Vida Marinha com Steve Zissou, dirigido por Wes Anderson. A pedido do diretor, Jorge gravou versões em português de clássicos de Bowie que foram incluídos na trilha sonora do longa. Apesar de terem sido pensadas especialmente para o filme, as releituras ganharam vida própria e, em 2005, foram reunidas no disco The Life Aquatic Studio Sessions.
Vale destacar que praticamente todo o repertório do disco consiste em versões criadas e interpretadas por Seu Jorge, com exceção de “Starman”, cuja adaptação em português já existia anteriormente na versão “Astronauta de Mármore”, consagrada pela banda Nenhum de Nós.
Seu Jorge libera live em que apresenta versões em português de clássicos de David Bowie
O impacto do trabalho de Seu Jorge ultrapassou o cinema e se tornou um show ao vivo que rodou o mundo, com uma turnê que teve início em 2016 nos Estados Unidos, contou com duas etapas pela Europa e ainda passou por países como África do Sul e Austrália.
Em agosto de 2020, durante a pandemia, o músico brasileiro gravou uma live no formato voz e violão, apresentando de maneira intimista suas versões de músicas como “Life on Mars?”, “Changes”, “Rock ’n’ Roll Suicide” e “Rebel Rebel”.
O registro foi feito em Ubatuba, na casa do diretor musical Sérgio Campanelli, amigo próximo de Seu Jorge, e agora pode ser prestigiado por todos os fãs do cantor. Em nota, Jorge declarou sobre sua releitura:
“As versões que gravei para ‘The Life Aquatic’, lá em 2004, mudaram profundamente a minha vida. Elas abriram caminhos, me colocaram em diálogo com o mundo e com um artista que sempre representou liberdade criativa. Esse repertório me acompanha há muitos anos e cada vez que ele volta, volta com um novo sentido.
Essa live, gravada num momento tão delicado para todos nós, guarda uma verdade muito grande. Disponibilizá-la agora, de forma aberta e permanente, é uma maneira de manter viva essa troca artística e de honrar o legado de um criador que segue inspirando gerações. É respeito, memória e gratidão.”
Comprovando a relevância dessa obra, Seu Jorge foi elogiado pelo próprio David Bowie por sua gravação. À época do lançamento do álbum, o artista britânico declarou:
“Se Seu Jorge não tivesse gravado minhas músicas em português, eu nunca teria ouvido esse novo nível de beleza que ele soube imprimir nelas”.
Com o lançamento da live, Seu Jorge convida os fãs a revisitar, ou descobrir, este precioso encontro artístico. Assista à performance no player abaixo ou por aqui!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!