Flea emocionado ao falar sobre a maior insegurança de sua vida na música
Reprodução/Instagram

Veja o resumo da notícia!

  • Flea, baixista do Red Hot Chili Peppers, é reconhecido por sua influência e protagonismo na música contemporânea, apesar de suas inseguranças.
  • Durante entrevista, Flea expressa insegurança ao mostrar seu novo disco solo para músicos de Jazz, relembrando receios do início da carreira.
  • O primeiro disco solo de Flea, com lançamento previsto para 2026, contará com colaborações de músicos de Jazz e o retorno do artista ao trompete.
  • A faixa 'A Plea' já foi divulgada, apresentando Flea no baixo, vocais e trompete, acompanhado por diversos músicos e instrumentos.

Quem acompanha a carreira de Flea certamente reconhece a contribuição do baixista do Red Hot Chili Peppers como uma das mais relevantes da música contemporânea nas últimas décadas. Afinal de contas, seu jeito de tocar influenciou incontáveis instrumentistas pelo mundo, e não é exagero dizer que seu protagonismo ressignificou o papel do baixo no Rock de certa forma.

Ainda assim, ele é gente como a gente e também tem suas inseguranças. Em uma entrevista recente para o canal de Rick Beato, Flea deixou claro que teve um momento difícil quando estava mostrando seu novo disco solo para um “grupo de pessoas, incluindo alguns músicos de Jazz muito talentosos”:

“Eu fico meio inseguro quando estou perto de músicos de Jazz. Sabe, eu fico tipo, ‘Eu não sou tão bom assim’. E eu estava falando com meu amigo John Lurie, e eu disse, ‘Eu espero que eles não estejam torcendo o nariz pra mim’. Sabe o que quero dizer? E ele ficou tipo, ‘Que porra você está falando? Você toca bem, cara. Você sabe o que faz, você é músico.'”

No trecho em questão, Flea não esconde que falar sobre o tema é um tópico sensível e continua, relembrando seu começo na música e a trajetória que construiu desde então:

“Eu percebi então que, tipo, [eu fico assim] por causa das merdas que eu sentia quando era mais novo e estava perto de músicos de Jazz… E eu os admirava tanto. E daí eu sinto que fui para um outro tipo de música, e isso sempre me deixou muito inseguro. E eu percebi que não preciso disso.”

Assista ao vídeo completo ao final da matéria!

Flea, Jazz e a insegurança do baixista do Red Hot Chili Peppers

O primeiro disco solo de Flea está previsto para ser liberado ainda em 2026 pela Nonesuch Records, e no projeto ele trabalhou com uma “banda dos sonhos de visionários do jazz moderno” e retornou ao trompete, que foi seu “primeiro instrumento e amor musical”. Ainda na conversa com Rick Beato, ele falou mais sobre isso:

“Quando eu fui fazer meu disco, eu toquei com todos esses ótimos músicos de Jazz. E eu fiquei, tipo, ‘Meu Deus, espero que eles não estejam fazendo isso só pelo dinheiro’, e que eles fiquem olhando com desdém pra mim e pensando, ‘Ah, esse aí é um merda do Rock que não toca nada, ele não entende de verdade’. Não foi nem um pouco assim. Eles ficaram tipo, ‘Todos nós estamos subindo essa montanha da música’.”

Por enquanto, ele já divulgou a faixa “A Plea”, que conta com Flea no baixo elétrico, vocais e trompete, acompanhado pelo guitarrista Jeff Parker, o baterista Deantoni Parks, a baixista Anna Butterss, o percussionista Mauro Refosco, o trombonista Vikram Devasthali, o flautista alto Rickey Washington, o vocalista Chris Warren e o produtor/saxofonista Josh Johnson.

Ouça logo abaixo, após a entrevista!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS

Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!