
Veja o resumo da notícia!
- O KISS, conhecido por maquiagens e shows explosivos, impactou o rock, mas gerou controvérsia e críticas de outros artistas do meio.
- Bob Dylan criticou o KISS por sua sonoridade, enquanto Pete Townshend os via como um espetáculo tipicamente americano.
- Carlos Santana questionou a autenticidade musical do KISS, focando em Gene Simmons e sua persona de entretenimento.
- Nikki Sixx, inicialmente inspirado pelo KISS, criticou Gene Simmons após declarações sobre a morte de Prince.
- Steven Tyler, do Aerosmith, expressou desdém pela música do KISS, considerando-a clichê e pouco séria.
A contribuição do KISS para o Rock ao longo da sua trajetória de 50 anos é inquestionável. O grupo impactou a cena da música pesada com uma série de clássicos, além de ter criado uma marca na história com suas maquiagens e figurinos extravagantes e uma entrega de palco explosiva.
Apesar de muitos admirarem o legado do grupo, a grandiosidade da banda norte-americana também rendeu questionamentos e rejeições por parte de outros colegas de profissão, com muitos deles apontando que o KISS representava mais a indústria do entretenimento do que a essência do Rock.
Vários artistas não esconderam sua aversão à banda e, em alguns casos, especificamente ao vocalista e baixista Gene Simmons, que colecionou algumas inimizades na indústria ao longo dos anos por suas posições sempre polêmicas.
A seguir, confira uma lista reunida pelo Far Out com cinco exemplos de músicos, até mesmo do hard rock, que já alfinetaram ou demonstraram seu desafeto pelo KISS!
5 artistas que odeiam o KISS
Bob Dylan
No início da década de 1980, Bob Dylan, que havia se convertido ao cristianismo, soltou o verbo sobre o que pensava do KISS durante um show na Universidade do Arizona após ter sido criticado pelo público por tocar músicas que louvavam a Cristo ao invés de seus sucessos. Furioso com a reação da plateia, o músico declarou:
“Se vocês querem rock ‘n’ roll, podem ir ver o Kiss e curtir rock ‘n’ roll até o chão da pista”.
Dylan acreditava que Gene Simmons e seus companheiros estavam “a caminho do inferno” por conta de seus rostos pintados e demonstrou seu descontentamento com o rock apresentado pela banda. Sabia dessa?
Pete Townshend
Pete Townshend, cofundador e guitarrista do The Who, também nunca disfarçou sua antipatia pelo KISS. O músico britânico chegou a apontar que, para ele, a banda representa um espetáculo profundamente americano.
“Eles são como se tivessem saído diretamente de uma revista Creem misturada com Las Vegas. Ou até mesmo Nova Orleans. Há um pouco de Nova Orleans neles, uma coisa bem americana, meio Mardi Gras”.
Townshend ainda reforçou que os figurinos do grupo não o agradavam:
“Os primeiros anos do Kiss foram difíceis, porque havia uma espécie de paródia do rock inerente ao que eles faziam. E também, aquela coisa de usar disfarces. Não tenho muita certeza sobre isso. Sabe, acho que teria que fazer um estudo acadêmico para tentar entender o que realmente estava acontecendo ali.”
Carlos Santana
O desafeto de Carlos Santana com a banda já foi mais direcionado ao baixista e vocalista Gene Simmons. O lendário guitarrista acreditava que sua arte possuía uma sinceridade que ele não conseguia encontrar nas obras do KISS e, ao falar sobre Gene e a banda, ele disse:
“Ele não é músico, ele é uma figura do entretenimento. O KISS é entretenimento de Las Vegas, então ele não saberia o que é música de verdade. É por isso que ele usa toda aquela roupa. Simmons esconde seu talento sob figurinos e maquiagem. Um músico não precisa de máscara, nem de rímel. Há uma diferença entre uma figura do entretenimento e um músico.”
Depois de ter levado numa boa algumas dessas alfinetadas, Simmons perdeu a paciência e certa vez declarou:
“Estou farto dessas bandas como a do Carlos Santana, que ficam olhando para os próprios pés e acham que isso é um show de rock. Saiam do palco!”.
E você, fica de qual lado?
Nikki Sixx
Apesar de Nikki Sixx, baixista do Mötley Crüe, ter mencionado em várias ocasiões o KISS como uma grande inspiração, o músico começou a olhar para a banda com menos apreço após Gene Simmons ter afirmado que o envolvimento de Prince com drogas foi a causa de sua morte. Na época, Sixx declarou:
“Seus comentários insensíveis recentes mostram por que ele não é mais meu herói. Acho que Gene é um cara superestimado e sortudo que se veste como um palhaço. Ele escreveu algumas boas músicas, mas não faz isso há muito tempo, e adora se gabar.”
Em outra oportunidade, Nikki chegou a reforçar que o KISS o influenciou como compositor quando ele era mais jovem e foi grato pelo apoio do grupo com sua banda. No entanto, destacou que tanto ele como Gene são pessoas com “opiniões fortes” e completou:
“Para ser sincero, acho que, neste momento, parecemos apenas um bando de velhas brigando”.
Steven Tyler
Quem também não escondeu seu desafeto pelo KISS foi Steven Tyler. Para o líder do Aerosmith, a banda de Paul Stanley e Simmons era craque em lançar clichês do Rock:
“Às vezes me sinto ofendido com a música deles. Eu ouço e penso: ‘Qual é o sentido disso? Eles realmente levam isso a sério’? É por isso que o Aerosmith existe há tanto tempo. Porque nos levamos a sério. [O KISS é] uma banda de rock de quadrinhos, com rostos pintados e alguns hits”.
Porém as críticas de Tyler vão além da parte criativa da banda. Em um comentário sobre a banda, ele disse:
“Um dos nossos roadies se meteu numa briga de faca com os caras deles! Eu os odeio desde então”.
O problema é pessoal!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!