
Veja o resumo da notícia!
- Flea, do Red Hot Chili Peppers, revela que sua maior influência no baixo foi seu padrasto, Walter Urban Jr., um músico de jazz.
- Apesar da relação tensa, a fisicalidade e a abordagem musical de Urban Jr. marcaram Flea profundamente, influenciando seu estilo.
- Flea descreve a influência como a maneira de 'destruir' o instrumento, canalizando raiva e frustração na música.
- Além do padrasto, Flea cita James Jamerson, Bootsy Collins e outros como baixistas que admira e o inspiraram musicalmente.
Flea, que se consolidou como um dos maiores baixistas de todos os tempos graças ao seu caminho com o Red Hot Chili Peppers, refletiu recentemente sobre sua principal referência que ajudou a moldar sua forma de tocar.
Durante uma entrevista com o Youtuber e produtor Rick Beato, ele surpreendeu muitas pessoas ao revelar que a inspiração extremamente importante para sua carreira não era nenhum músico consagrado do instrumento.
Ao invés de citar lendas como Jaco Pastorius, que até já foi apontado por Flea como uma forte influência, ou outros instrumentistas do Jazz e Funk que também serviram de inspiração, o artista revelou que quem mais o inspirou foi seu padrasto, Walter Urban Jr. (via Whiplash):
“Só me dei conta disso recentemente. Percebi quando escrevi meu livro de memórias [Acid for the Children (2019)]. Eu estava escrevendo sobre meu padrasto, simplesmente porque ele foi uma figura importante na minha vida, e só me dei conta, quando estava escrevendo sobre, tipo, vê-lo tocar baixo, que ele é a maior influência sobre mim. Eu nem sabia disso.”
O baixista mais influente da vida de Flea, do Red Hot Chili Peppers
Flea apontou que, apesar de tido uma relação um pouco conturbada com o companheiro de sua mãe, havia algo na forma que Urban Jr. tocava que o marcou de forma profunda em sua juventude:
“Nossa relação estava tensa, e eu nunca tinha parado para pensar nisso. Mas a fisicalidade e a maneira como ele abordava a música, eu percebi, eram exatamente a minha maneira de tocar.
Mesmo ele tocando contrabaixo acústico, era exatamente a minha maneira de tocar baixo, tipo, ‘Vou destruir essa porra’. Toda a raiva, toda a frustração, toda a sensação de ser incompreendido, toda a turbulência está vindo agora, sabe o que quero dizer? Vou entrar num estado de grito primal.”
Em outras ocasiões, Flea comentou sobre os momentos mais delicados da casa em que cresceu e chegou a descrever seu padrasto como um músico de Jazz problemático, com episódios de violência quando bebia, chegando ao ponto de “às vezes uma arma aparecer”.
Na entrevista com Rick Beato, o baixista do RHCP também destacou sua admiração por outros baixistas, citando lendas como James Jamerson, Bootsy Collins, Geezer Butler, John Entwistle e também nomes atuais como Anna Butterss e Meshell Ndegeocello.
Veja o papo na íntegra abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!