Wagner Moura relembra período de ataques à cultura e celebra atual fase do cinema nacional em talk show nos EUA
Reprodução/YouTube

Veja o resumo da notícia!

  • Wagner Moura participa de talk show nos EUA e comenta sobre a importância do cinema nacional após período de ataques à cultura.
  • O ator celebra a repercussão do filme 'O Agente Secreto' e a torcida dos brasileiros pelo cinema nacional em premiações.
  • 'O Agente Secreto' concorre ao Globo de Ouro em diversas categorias e vence o Critics Choice Awards de Melhor Filme.
  • O filme, um thriller político ambientado em 1977, acompanha Marcelo em busca de paz em Recife durante a ditadura.

Wagner Moura continua se dedicando à campanha do elogiado filme O Agente Secreto e, nesta semana, o ator brasileiro foi um dos convidados do famoso talk show Late Night with Seth Meyers.

Durante sua participação, Moura comentou sobre a repercussão internacional do filme dirigido por Kleber Mendonça Filho após o apresentador Seth Meyers apontar que deve estar sendo “muito especial” para Wagner fazer um filme tão pessoal e ver essa recepção dos Estados Unidos “não só pela crítica, mas pelas indicações e prêmios”.

Wagner concordou e aproveitou para lembrar do período em que o Brasil estava sob o governo de Jair Bolsonaro. Na sua visão, o ator aponta que o país sofria ataques frequentes à cultura e ressalta que, por conta disso, o momento que o cinema nacional está vivendo é muito importante:

“Sim, é muito importante para nós. Eu acho que é importante para os brasileiros, Seth, porque naquela época, de 2018 a 2022, quando o Brasil estava sob um momento fascista, sabe, no manual fascista, a primeira coisa que eles faziam era atacar. Eles atacavam universidades, jornalistas e artistas. E eles foram muito eficazes em transformar e tentar transformar os artistas no Brasil com esse tipo de discurso populista.

Então, ver os brasileiros, desde o ano passado, quando lançou um filme chamado ‘Ainda Estou Aqui’, que é um filme lindo, um filme brasileiro, que ganhou um Oscar, ver os brasileiros torcendo por esse filme, e ver esses artistas como, tipo, ‘essas pessoas nos representam’, eu acho simplesmente lindo, e estou muito feliz pelos brasileiros e pela nossa cultura.”

Assista ao trecho da entrevista ao final da matéria!

Wagner Moura celebra atual fase do cinema nacional em talk show nos EUA

O talk show com a participação de Wagner Moura foi ao ar na mesma semana em que acontece a cerimônia do Globo de Ouro, que será realizada neste domingo (11).

Wagner está concorrendo na categoria Melhor Ator (Drama) por O Agente Secreto e o filme dirigido por Kleber Mendonça Filho foi indicado nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa.

O Agente Secreto é um thriller político ambientado no Recife de 1977 que acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia envolvido na turbulência política da ditadura brasileira em declínio em 1977, que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

No último domingo (4), a obra nacional venceu o Critics Choice Awards de Melhor Filme em Língua Estrangeira e continua ganhando força para ser indicado ao Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional, enquanto Wagner Moura tem grandes chances de ser indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Os concorrentes serão revelados no dia 22 de janeiro e a cerimônia do Oscar está prevista para acontecer em 15 de março. Vamos continuar na torcida!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!