
O cantor, multi-instrumentista, compositor e arranjador Gabriel Gabriel lançou seu primeiro álbum, Na Medida, pelo selo Alá Comunicação. A obra consolida sua trajetória fonográfica ao apresentar uma MPB contemporânea, vibrante e repleta de composições inéditas.
Ao longo de 11 faixas, o artista transita com naturalidade entre o lirismo poético e a crítica social, revelando maturidade musical e identidade autoral. Com influências que vão de O Rappa a João Bosco, o disco passeia por diferentes gêneros, como Reggae, Ijexá, Blues, Soul e Groove.
Nas faixas iniciais, se destaca um peso sonoro marcante aliado a reflexões sobre medo, desigualdade e manipulação, evocando a força estética e política de bandas como Nação Zumbi e o próprio O Rappa.
Dois singles anteciparam o lançamento do álbum: “Quero Viver em Paz”, que conta com a participação do trombonista Josiel Konrad, e “Não Fica de Bobeira”, parceria com Hugo Ojuara que traz os coros vibrantes da Família Ébano.
Dora Sanches

Dora Sanches canta a dor e a beleza da transformação em seu novo single, “Mentiras”, que reflete a metamorfose, o amadurecimento e a dor da mudança. Em um cenário predominantemente masculino, onde tantas mulheres são silenciadas ou desacreditadas, Dora transforma sua música em um instrumento de verdade e libertação.
A cantora, compositora e produtora inicia um novo ciclo em sua carreira com a faixa que inaugura o caminho para seu futuro álbum de estreia, Seda de Casulo, e revela uma artista que aprendeu a transformar feridas em força e dor em arte, mostrando seu amadurecimento artístico e pessoal, como ela comenta:
“Essa música é sobre o momento em que a gente se olha no espelho e decide parar de acreditar no que nos engana. É sobre reconhecer as mentiras que ouvimos e também as que contamos para nós mesmas, para finalmente escolher o que é verdadeiro.”
A composição foi realizada em parceria com Marcos Paulo Freire, Rodrigo Malize e Cleyson Victor, em um processo íntimo e confessional, combinando MPB, Soul e R&B para equilibrar leveza e groove com tons que vão do melancólico ao irônico.
João Parahyba

Ícone da percussão brasileira e cofundador do lendário Trio Mocotó, o músico João Parahyba liberou o single Xei Lá Town, carro-chefe de Mangundi, seu novo álbum autoral.
Rompendo um hiato de 14 anos desde seu último disco solo, o single e o disco serão disponibilizados nas plataformas de streaming do Selo Vitrine, gravadora independente que tem se destacado como porta-voz da cena contemporânea da música instrumental brasileira.
Com cadência hipnótica e uma levada percussiva irresistível, Xei Lá Town funde elementos de Samba Rock, Samba Soul e Afro Jazz, repletos de frases de guitarra e diálogos entre os sopros.
O título da faixa, aliás, surge de uma corruptela da expressão “sei lá”, evocando a peculiaridade de Jorge Ben Jor, que costumava trocar o “S” pelo “X” no início de sua carreira.
A gravação contou com o quinteto que participa de todas as faixas de Mangundi: Jotap Barbosa (saxofone), Fernando César (piano), Cléber Almeida (bateria), Giba da Silva Pinto (baixo) e Rafael Kabelo (guitarra).
Além deles, a faixa traz participações especiais de Nereu Gargalo, carismático pandeirista do Trio Mocotó, e Janja Gomes, filho de João e diretor musical do trio, que adiciona ainda mais groove à composição com seu violão suingado.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!