
Para muitos músicos, envelhecer não é um sinal de que a aposentadoria está se aproximando. O amor pela arte e a conexão com os fãs fazem com que muitos artistas continuem se sentindo inspirados para seguirem trabalhando em novas músicas e fazendo shows.
Entre palcos e estúdios, ícones do country, rock, blues, folk e de outros gêneros mostram que, mesmo aos 80 e até 90 anos, eles ainda reinventam suas próprias trajetórias.
Entre alguns exemplos de longevidade artística temos o lendário Willie Nelson, que aos 92 anos segue lançando discos, fazendo shows e até proporcionando momentos históricos como sua turnê conjunta com Bob Dylan, e também o incrível Ringo Starr, que aos 85 anos continua compartilhando novos trabalhos e pegando a estrada com sua All Starr Band.
A seguir, confira uma lista com os mais velhos que continuam fazendo shows!
Os 10 músicos mais velhos que ainda estão fazendo shows
Willie Nelson – 92 anos
Willie Nelson é um verdadeiro exemplo de longevidade artística, continuando ativo aos 92 anos de idade. Considerado um dos mais influentes músicos do Country, o lendário artista norte-americano lançou em novembro deste ano seu 78º álbum de estúdio, Workin’ Man: Willie Sings Merle.
Além disso, ao longo de 2025, Nelson pegou a estrada em uma turnê conjunta com Bob Dylan chamada de Outlaw Music Festival, marcando um dos encontros mais emblemáticos da música.
Frankie Valli – 91 anos
Quem também está em plena atividade com a idade avançada é Frankie Valli. O músico de 91 anos, que alcançou fama mundial nas décadas de 1960 e 1970, ficou conhecido principalmente como vocalista dos The Four Seasons e no início deste ano foi premiado pelo Conjunto da Obra no Grammy.
Antes de 2025 acabar, Frankie Valli & The Four Seasons anunciaram mais algumas datas da aclamada turnê The Last Encores para 2026, em que o músico apresenta clássicos como “Can’t Take My Eyes Off of You”, “Sherry”, “Walk Like a Man” e muitos outros.
Herb Alpert – 90 anos
Herb Alpert compartilhou em novembro deste ano seu terceiro disco natalino, Christmas Time Is Here, e em setembro de 2024 lançou seu 50º disco de estúdio. Sobre as gravações, em entrevista à Billboard, o lendário trompetista de 90 anos explicou que é “o que eu faço para me manter saudável”.
O músico tem ainda uma série de shows agendados para 2026 e descreveu o que o motiva a continuar se apresentando:
“É um novo renascimento; não consigo acreditar no que está acontecendo. Tenho 90 anos e um público que quer ouvir músicas que eu fazia há 60 anos. Faço isso pelos motivos certos; é algo que preciso fazer. Me dá energia; me dá uma razão para existir. Eu gosto, e tenho a chance de fazer muita gente feliz. Parece um ótimo negócio. Não esperava que isso acontecesse na minha idade atual.”
Buddy Guy – 89 anos
Buddy Guy, um dos maiores ícones do blues, comemorou seu aniversário de 89 anos com o lançamento do disco Ain’t Done With The Blues este ano. Com a obra que conta com uma série de participações especiais, o lendário guitarrista segue sua missão de preservar o blues.
Buddy Guy, cuja popularidade foi renovada graças ao filme Pecadores, ainda anunciou em dezembro sua tradicional residência anual de janeiro em Chicago, com 16 shows confirmados.
Ringo Starr – 85 anos
Ringo Starr começou 2025 lançando Look Up, seu primeiro disco completo em seis anos após divulgar uma série de EPs. O material revela o baterista explorando uma sonoridade country, estilo que ele já admirava antes até de integrar os Beatles.
Em junho de 2026, o músico britânico retornará à estrada com sua atual All Starr Band, formada por Steve Lukather, Colin Hay, Warren Ham, Hamish Stuart, Gregg Bissonette e Buck Johnson.
Cliff Richard – 85 anos
Cliff Richard fez uma revelação recentemente que torna sua trajetória ainda mais admirável. O ícone do pop britânico revelou que passou por um tratamento contra o câncer de próstata ao longo de 2025 e que a doença já foi superada.
Em entrevista à rede ITV, o músico contou que o diagnóstico ocorreu durante um exame médico de rotina pouco antes dele embarcar em turnê internacional. Ao longo do último ano, Cliff fez uma série de shows, incluindo datas na Austrália e Nova Zelândia, e realizou a etapa britânica da turnê Can’t Stop Me Now, que terminou no dia 9 de dezembro.
Tom Jones – 85 anos
Tom Jones é outro veterano que segue ativo em sua carreira na música e com uma extensa lista de shows. Com uma presença de palco marcante e vocais inconfundíveis, suas performances são acompanhadas por grandes sucessos, incluindo clássicos como “It’s Not Unusual”, “Delilah” e “Sex Bomb”.
Dionne Warwick – 85 anos
Em 2025, a icônica Dionne Warwick se despediu das estradas com sua turnê One Last Time, onde encantou fãs com sua belíssima voz e seu repertório repleto de hits como “Anyone Who Had a Heart”, “I’ll Never Fall in Love Again” e “This Girls in Love With You”. A excursão, vale lembrar, chegou a passar pelo Brasil em 2024.
De agora em diante, ela tem algumas apresentações pontuais agendadas, continuando na ativa mesmo aos 85 anos.
Smokey Robinson – 85 anos
Aos 85 anos, Smokey Robinson, fundador e vocalista do grupo The Miracles, e conhecido por sua trajetória no R&B e Soul. Em abril de 2025, o músico compartilhou o novo disco de covers What The World Needs Now, que inclui uma regravação de sua própria canção “Be Kind To The Growing Mind” com o The Temptations.
Além dos lançamentos constantes, o veterano também continua fazendo performances ao vivo e encerrou suas apresentações de 2025 com uma aguardada performance no dia 18 de dezembro no famoso Guild Theatre, em Menlo Park, na Califórnia, nos EUA.
Bob Dylan – 84 anos
O lendário e incansável Bob Dylan, de 84 anos, anunciou no fim de 2025 que irá retornar em 2026 com sua turnê Rough and Rowdy Ways, que começou em 2021. O músico será a atração principal em 27 datas na América do Norte.
O ícone do Folk Rock, homenageado recentemente com a cinebiografia Um Completo Desconhecido, estrelada por Timothée Chalamet, esteve na estrada ao longo de 2025 com a turnê que citamos acima, Outlaw Music Festival, em parceria com o gigante Willie Nelson.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS
Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!