
A cena musical dos Anos 2010 foi marcada por tantos lançamentos icônicos de diferentes estilos que se tornou uma missão quase impossível definir o gênero dominante daquela época.
É indiscutível que naquele período o Rap ganhou um lugar de destaque, com verdadeiras obras-primas sendo lançadas por seus representantes. No entanto, o Indie Rock também ganhou força, assim como o Pop que apresentou faixas aclamadas e com fãs até hoje.
Porém, algo interessante que foi perceptível nos Anos 2010 foi como artistas de diferentes gêneros pareciam trabalhar em novos discos a partir do mesmo campo de possibilidades criativas, promovendo uma sensação constante de troca de influências que ajudou a redefinir os limites do Rap, do Indie, do Rock e de outros estilos.
Um exemplo dessa conexão entre gerações é o fato de David Bowie ter, de certa forma, se inspirado em obras de Kendrick Lamar durante a criação do seu último disco, o emblemático Blackstar. O produtor de Bowie, Tony Visconti, declarou que ele e o músico estavam ouvindo muito o rapper e apontou (via NME):
“[…] adoramos o fato de Kendrick ser tão mente aberta e não ter feito um disco de hip-hop tradicional. Ele colocou de tudo um pouco, e era exatamente isso que queríamos fazer. O objetivo, de muitas maneiras, era evitar o rock’n’roll.”
Destacando as experimentações sonoras daquele período, é difícil não chamar atenção para obras de Frank Ocean. Channel Orange, por exemplo, viu o músico apresentando uma união entre elementos do Jazz, Soul, R&B, Funk e música eletrônica, enquanto Blond foi mais voltado ao R&B e Pop psicodélico.
São tantos álbuns de sucesso daquele período que o Acclaimed Music, um banco de dados que compila listas e análises da crítica especializada mundial ao longo dos anos, usou um recurso próprio para conseguir definir quais são os melhores discos dos Anos 2010.
O ranking divulgado é montado a partir de comparações feitas entre os álbuns que aparecem nas listas. E, nessas comparações, as listas dos críticos são ponderadas seguindo três fatores:
- Semelhança com a lista geral da Acclaimed Music (ou seja, uma lista que tenha grande quantidade de álbuns com pouca aclamação ao comparar com o geral recebe um peso menor).
- Quando a lista foi publicada (mais anos entre o lançamento do álbum/música e a data da lista dos críticos resulta em um peso maior).
- O número total de listas de críticos incluídas na Acclaimed Music de diferentes regiões do mundo. Uma lista de críticos de uma região com um número relativamente pequeno de listas de críticos na Acclaimed Music (em relação à população da região e ao número de artistas incluídos nas listas da Acclaimed Music) recebe um peso maior.
Todos os confrontos são resumidos em uma pontuação para cada disco e, em seguida, essa pontuação é ajustada de acordo com os concorrentes com os quais o álbum foi comparado.
A seguir, confira como ficou o top 10 da lista de melhores discos dos Anos 2010 de acordo com a ciência!
Os 10 melhores discos dos Anos 2010 segundo a ciência
10. Vampire Weekend – Modern Vampires of the City
9. Kendrick Lamar – good kid, m.A.A.d. city
8. Beyoncé – Lemonade
7. Arcade Fire – The Suburbs
6. Sufjan Stevens – Carrie & Lowell
5. Frank Ocean – Blonde
4. David Bowie – Blackstar
3. Frank Ocean – Channel Orange
2. Kanye West – My Beautiful Dark Twisted Fantasy
1. Kendrick Lamar – To Pimp a Butterfly
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!