
Como 2025 ainda não acabou, trouxemos mais uma lista dos melhores discos deste ano para você conferir as obras que se destacaram – desta vez, de acordo com a opinião dos críticos.
O Metacritic compilou seu ranking anual que enaltece a diversidade da cena musical, incluindo obras que vão do reggaeton e R&B ao metal alternativo e indie rock e passando por vários outros gêneros.
Para sua classificação, o portal contempla apenas álbuns de estúdio completos ou mixtapes lançados entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, excluindo EPs, relançamentos, álbuns ao vivo e coletâneas. O resultado é baseado na pontuação Metascore de cada álbum em 17 de dezembro.
A seguir, vamos comentar sobre os 10 discos mais bem avaliados em 2025!
Discos que se destacaram em 2025
O músico norte-americano Mike Hadreas, que se apresenta sob o nome de Perfume Genius e explora elementos do pop e do indie rock, ocupou a décima posição com seu sétimo álbum de estúdio, Glory. Já a dupla inglesa de noise punk e eletrônico Benefits ficou em nono lugar com seu segundo álbum completo, Constant Noise.
A lenda do gospel e soul, Mavis Staples, continua encantando a todos aos 86 anos e ficou com a oitava posição com o novo disco Sad and Beautiful World. Produzido por Brad Cook, o álbum apresenta covers de Frank Ocean, Tom Waits, Gillian Welch e outros artistas.
O rock marcou presença no ranking com o Deftones garantindo a sétima posição graças ao elogiado álbum private music. Na obra, Chino Moreno e seus companheiros se sentiram mais à vontade para assumir riscos e fazer novas experimentações sonoras, o que parece ter agradado boa parte dos críticos.
Deftones, Hayley Williams e ROSALÍA estão no Top 10
O sexto lugar ficou com a cantora e compositora inglesa Jojo Orme que, através do seu projeto Heartworms, lançou o álbum de estreia Glutton for Punishment. A obra que explora uma sonoridade pós-punk foi produzida por Dan Carey, conhecido por seus trabalhos com Wet Leg e Fontaines D.C..
Na sequência, o Metacritic classificou como o quinto melhor disco de 2025 o elogiado Ego Death At A Bachelorette Party, lançado de surpresa pela talentosíssima Hayley Williams. Em seu terceiro disco solo, a líder do Paramore apresenta uma fase mais experimental com uma sonoridade crua, fragmentada e emocionalmente densa.
Já na quarta posição está o disco de estreia do músico irlandês de indie rock Dove Ellis. Sua voz expressiva e dinâmica acompanham belíssimas canções que abordam desde questões mais abstratas até outras mais intensas e emocionais.
Top 3 da Metacritic tem artistas que vão se apresentar no Brasil em 2026
Chegando ao aguardado pódio, quem ocupa o terceiro lugar é Dijon e seu disco experimental de R&B Baby, que mostra o cantor equilibrando temas mais densos como relacionamentos e tormentos pessoais com elaborações criativas de arranjos e bases instrumentais.
A segunda posição ficou com a incrível ROSALÍA, que impactou a cena pop com seu aguardado disco LUX. A obra chega com uma sonoridade refinada, que une a música clássica com elementos do pop e ainda revela a artista cantando em 13 idiomas.
E se você estava sentindo falta de um nome de peso do reggaeton nessa lista, é porque ele está no topo do ranking: Bad Bunny conquistou o primeiro lugar entre os melhores discos de 2025 de acordo com a crítica especializada, graças ao emblemático DeBÍ TiRAR MáS FOToS.
O músico porto-riquenho recebeu uma série de elogios ao longo do ano ao apresentar em seu disco mais recente uma fase mais política de seu trabalho. Na obra que traz sucessos como “DtMF”, “BAILE INolVIDABLE” e “NUEVAYoL”, Benito aborda temas como a ocupação de Porto Rico pelos EUA, que já dura mais de 100 anos.
Vale lembrar que os três nomes já estão com shows confirmados no Brasil em 2026. Dijon se apresentará na próxima edição do C6 Fest, enquanto Bad Bunny fará shows nos dias 20 e 21 de fevereiro em São Paulo e ROSALÍA se apresentará nos dias 10 e 11 de Agosto no Rio de Janeiro.
Os 10 melhores álbuns de 2025 na opinião dos críticos
10. Perfume Genius – Glory
9. Benefits – Constant Noise
8. Mavis Staples – Sad And Beautiful World
7. Deftones – private music
6. Heartworms – Glutton for Punishment
5. Hayley Williams – Ego Death At A Bachelorette Party
4. Dove Ellis – Blizzard
3. Dijon – Baby
2. ROSALÍA – Lux
1. Bad Bunny – DeBÍ TiRAR MáS FOToS
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!