Paulo Novaes e João Menezes lançam "Clarita"
Divulgação

Veja o resumo da notícia!

  • Lançamento de 'Clarita', nova faixa de Paulo Novaes e João Menezes, inspirada em Ubatuba e dedicada à tia de João, explorando afeto e memória.
  • A música sucede 'Tiziu', aprofundando a estética do projeto Coisa Híbrida com foco no peso emocional e em uma atmosfera de verão e desaceleração.
  • O álbum completo Coisa Híbrida será lançado em janeiro de 2026, resultado de uma parceria criativa iniciada em 2023 em Ubatuba.
  • A colaboração entre Paulo e João se estende à produção musical, com planos de imersões criativas anuais e trabalhos com outros artistas.

Na reta final de lançamentos de 2025, Paulo Novaes e João Menezes chegam com o segundo capítulo do projeto Coisa Híbrida. “Clarita” é uma faixa com clima perfeito para o fim de ano, com uma sonoridade envolvente e delicada, resultado da inspiração que veio durante uma noite de composição em uma praia de Ubatuba, sob a luz do luar.

A faixa foi lançada na segunda (22), dia do aniversário de João, o que reforça o caráter afetivo da música para o artista. Isso porque “Clarita” é justamente o nome de uma tia do músico, da qual ele se lembrou ao olhar para a lua naquela noite; na música, a memória familiar vira um retrato sensível sobre afeto, pertencimento e os vínculos que continuam nos guiando mesmo quando viram lembrança. Ele explica:

“Nossa relação foi sempre de muito amor e aprendizados espirituais; vejo Clarita como uma figura mágica na minha vida que acaba me guiando com conforto nas minhas questões. Estando com Paulinho (Novaes) escrevendo as composições do Coisa Híbrida, chegamos nessa letra que reverência a pessoa que Clarita se faz.”

Coisa Híbrida, o novo projeto de Paulo Novaes e João Menezes

“Clarita” chega após o lançamento de “Tiziu”, música que explorava de forma mais direta os jogos fonéticos e a forma de composição. Agora, a dupla aprofunda a estética do projeto com uma faixa que mantém a brincadeira com sonoridades e palavras parecidas, mas se apoia sobretudo no peso emocional do que é dito e lembrado.

Embora haja esse diálogo entre as duas canções, o que puxa “Clarita” para um lado diferente é o significado atribuído às vivências. A construção de versos é simples, mas rica em detalhes; apesar da inspiração no luar, o clima é de verão, com aquela atmosfera de início de férias, quando começamos a desacelerar seja nas festas em família, nos encontros com amigos ou nos dias de praia que ajudam a mente a entrar em um tempo mais lento.

Para isso, as camadas instrumentais leves cumprem um papel fundamental, reforçando o lado contemplativo do projeto. Coisa Híbrida, aliás, chegará como um álbum completo em 27 de Janeiro de 2026, celebrando um encontro criativo que se provou extremamente frutífero ao longo dos últimos tempos.

O encontro de Paulo Novaes e João Menezes

O que começou como uma troca despretensiosa em 2023, antes mesmo de Paulo e João se conhecerem pessoalmente, virou uma parceria de “química rara”, como definem. E dessa afinidade instantânea emergiu um projeto que vê na colaboração não apenas uma escolha estética, mas um gesto vital de criação.

Durante uma semana em Ubatuba, cercados pela natureza e pelo silêncio, a dupla compôs cerca de 20 músicas, numa rotina de criação contínua. Essa imersão moldou não apenas o repertório, mas também a atmosfera do disco, que carrega o som do ambiente e o espírito livre das composições feitas entre o mar e o violão.

O detalhe é que Coisa Híbrida não se encerra no lançamento do disco. A parceria se desdobrou numa dupla de produção musical, que já atua em outros trabalhos como o novo álbum da artista baiana Oda Cairu. A ideia é transformar essa experiência em uma espécie de ritual criativo: imergir, compor, gravar, sempre ao menos uma vez por ano.

Ouça “Clarita”, novo single de Paulo Novaes e João Menezes

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!