
Veja o resumo da notícia!
- Clipe de Nobat, 'Antes de Kiev', explora a iminente ruptura de um relacionamento através de um plano-sequência na casa do artista.
- A narrativa visual revela a desconexão afetiva com objetos cotidianos simbolizando a erosão do vínculo, intensificada por cores.
- Bailarina Ju Fachetti, com sua performance, traduz o estado emocional, inspirada em Pina Bausch, reforçando a experiência real.
- O clipe é a abertura visual de 'MOVIMENTO', projeto tridisciplinar de Nobat que se desdobrará em música, filme e livro.
Já disponível nos serviços de streaming, o clipe de “Antes de Kiev”, de Nobat, foi gravado em plano-sequência para criar uma narrativa contínua que reflete o tema central da canção.
Dirigido por Edu Donna, o vídeo se passa dentro da casa do próprio artista, espaço que ele divide com sua companheira e diretora de arte do projeto, Ana Pio. A proposta explora o instante que antecede a ruptura de uma relação, quando o silêncio já anuncia o colapso.
Ao percorrer o ambiente doméstico sem jamais enquadrar o casal junto, o clipe revela a desconexão afetiva antes da separação, com objetos cotidianos, como mesa, copos, utensílios espalhado, se tornando elementos simbólicos da erosão do vínculo.
A narrativa visual se intensifica à medida que a música cresce e o azul presente na capa do single domina a cena aos poucos, sendo atravessado por tons de vermelho que sugerem alerta e tensão.
Referências diretas à canção surgem no espaço, como o vinil do Clube da Esquina, que remete ao verso final construído a partir da citação de “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, de Lô Borges.
A dramaturgia corporal ganha protagonismo com a presença da bailarina Ju Fachetti, responsável pelo roteiro e pela direção de corpo ao lado de Nobat. Seu movimento não representa uma narrativa externa, mas traduz um estado emocional.
Nobat divulga clipe para seu novo single
Inspirado no diálogo entre dança e performance, além do trabalho de Pina Bausch, especialmente na performance de Café Müller (1985), o vídeo permite que o corpo tropece, colapse e insista. O plano-sequência reforça a experiência de tempo real, sem esconder ou reorganizar o que acontece: o presente bruto é a própria narrativa.
O filme se encerra com Nobat sozinho, em um quadro estático que funciona como suspensão e prelúdio. O fim não conclui, apenas anuncia. O clipe, aliás, marca a abertura visual de “MOVIMENTO”, projeto tridisciplinar do artista que se desdobrará em música, filme curta-metragem e livro de poesias entre 2026 e 2027.
Confira o vídeo de “Antes de Kiev” logo abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!