Filho de John Lennon diz que novas gerações estão esquecendo os Beatles
Crédito: reprodução

Veja o resumo da notícia!

  • Sean Lennon reflete sobre o futuro do legado dos Beatles e sua possível desvalorização pelas novas gerações, algo antes impensável.
  • Apesar da preocupação de Sean, dados de plataformas digitais mostram um consumo significativo da música dos Beatles por jovens.
  • Sean honra o legado de seus pais através de projetos que ressoam com as mensagens de paz, amor e ativismo.

Sean Ono Lennon, filho de John Lennon, tem refletido de forma franca sobre o possível esquecimento do legado dos Beatles pelas futuras gerações – algo que, segundo ele, antes era inimaginável.

Em entrevista ao programa CBS Sunday Morning, o músico e produtor de 50 anos ponderou sobre seu papel como guardião da obra de seu pai, algo que se tornou ainda mais evidente à medida que cultura, tecnologia e hábitos de consumo musical se transformam rapidamente.

Quando questionado se acreditava que gerações mais jovens poderiam um dia se desapegar do vasto catálogo dos Beatles, Sean respondeu com honestidade (via Billboard):

Esquecer? Eu acredito nisso.”

Ele explicou que, embora tenha assumido “tecnicamente” a responsabilidade após décadas de cuidado de sua mãe, Yoko Ono, enxerga o legado de seu pai como algo que pertence ao mundo e ressaltou que seu esforço é garantir que novas gerações continuem conectadas às músicas e às ideias centrais que moldaram a cultura Pop.

Apesar da preocupação de Sean Lennon, os números mais recentes sobre consumo da música dos Beatles por jovens ouvintes sugerem um fenômeno oposto: longe de desaparecer, o interesse deles pelo catálogo da maior banda do mundo permanece forte no universo digital moderno.

Em plataformas como Spotify, músicas dos Beatles foram ouvidas bilhões de vezes, com cerca de 30% desses streams vindo de ouvintes entre 18 e 24 anos, faixa etária que, claramente, não vivenciou a era original de Beatlemania.

Além disso, dados indicam que o repertório do Quarteto de Liverpool chega a dezenas de milhões de ouvintes mensais nas plataformas digitais, mostrando que a banda continua a ser descoberta, ou redescoberta, por usuários cada vez mais jovens através de recomendações de algoritmo, playlists e mídias sociais.

Não tinha como ser diferente, né?

Filho de John Lennon discute o legado dos Beatles na atualidade

Composto pelo saudoso John Lennon ao lado de Paul McCartney, Ringo Starr e o também falecido George Harrison, os Beatles permanecem como um dos grupos mais influentes da história da música e seu catálogo que remodelou a música popular de 1963 a 1970.

No entanto, como Sean observa, relevância cultural nenhuma é garantida eternamente. O filho de John afirmou que honrar o legado de seus pais é algo pessoal e um compromisso que ele sente profundamente:

“Meus pais me deram tanto que acho que é o mínimo que posso fazer para honrar o legado deles durante minha vida.”

A conexão de Sean com o trabalho de Lennon e Yoko também se manifesta em projetos contemporâneos. Em 2023, ele colaborou com cineastas para lançar o filme vencedor do Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação em 2024War Is Over!, inspirado em “Happy Xmas (War Is Over)”, canção escrita por seus pais.

O projeto ajuda a mostrar como as mensagens de paz, amor e ativismo, valores centrais à obra dos Beatles, continuam ressoando de maneiras novas e significativas. Ao refletir sobre esse legado, Sean o descreveu não apenas como idealismo:

“Paz e amor, mas também uma atitude em relação ao ativismo feita com humor e amor.”

Confira a entrevista de Sean Ono Lennon na íntegra logo abaixo!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! CLASSICS

Clássicos incontestáveis do Rock And Roll e da Música Brasileira aparecem nessa seleção especial do Tenho Mais Discos Que Amigos! Siga a Playlist TMDQA! Classics e aproveite para viajar no tempo com muita nostalgia. Aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!