Spotify celular fraude
Crédito: Shutterstock

Veja o resumo da notícia!

  • Anna’s Archive faz backup do Spotify, preservando metadados e arquivos de música, totalizando 300TB de dados, com foco em abrangência.
  • Iniciativa visa criar um arquivo musical aberto e replicável, superando limitações de preservações tradicionais focadas em artistas populares.
  • Spotify investiga o incidente, identificando acesso não autorizado e implementando medidas de segurança contra raspagem ilegal de conteúdo.

A preservação da música atinge um novo patamar após o Anna’s Archive, site conhecido por preservar livros e artigos científicos, ter anunciado a realização de um backup do Spotify.

O projeto inclui tanto os metadados da plataforma quanto os arquivos de música, totalizando aproximadamente 300 terabytes de dados. De acordo com o Argonalyst, a coleção contém a maior base de dados de metadados musicais disponíveis publicamente, com 256 milhões de faixas e 186 milhões de ISRCs únicos.

Ao que tudo indica, este é o primeiro “arquivo de preservação” para a música que é totalmente aberto, podendo ser replicado por qualquer pessoa que tenha espaço suficiente em disco.

Site cria backup do Spotify para preservação e reúne mais de 300TB de música

Apesar da prática de preservação musical ser comum entre entusiastas, que costumam digitalizar suas coleções de CDs e LPs, essas iniciativas enfrentam problemas significativos, como o foco excessivo em artistas populares e a falta de uma lista oficial de torrents que represente a totalidade da música produzida.

Com a coleta de dados do Spotify, o Anna’s Archive tem o objetivo de construir um arquivo de música que pode ser um ponto de partida importante para a preservação.

Os dados incluem cerca de 99,9% das faixas disponíveis na plataforma, e são 86 milhões de arquivos de música, que representam aproximadamente 99,6% das audições, sendo liberados em etapas na página de torrents do Anna’s Archive.

Os organizadores apontaram que “se houver interesse suficiente”, é possível “adicionar o download de arquivos individuais ao Anna’s Archive”. Essa ação estaria reforçando a importância da colaboração da comunidade para a preservação do patrimônio musical.

Você pode ler o post oficial sobre o tema do Anna’s Archive clicando aqui.

Spotify reage após anúncio sobre backup

Após o anúncio do Anna’s Archive, um representante do Spotify apontou em um comunicado obtido pela Billboard que a plataforma estava “investigando ativamente o incidente” e que ocorreu um “acesso não autorizado” em que terceiros coletaram metadados públicos e “usaram táticas ilícitas para burlar o DRM e acessar alguns dos arquivos de áudio da plataforma”.

Na manhã desta segunda-feira (22), um porta-voz do Spotify divulgou uma declaração apontando que “o Spotify identificou e desativou as contas de usuários mal-intencionadas que se envolveram em raspagem ilegal de conteúdo”.

De acordo com o comunicado, a empresa está implementando novas medidas de segurança para lidar com “esses tipos de ataques contra direitos autorais” e está monitorando qualquer comportamento suspeito. E agora?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! RADAR

Quer ouvir artistas e bandas que estão começando a despontar com trabalhos ótimos mas ainda têm pouca visibilidade? Siga a Playlist TMDQA! Radar para conhecer seus novos músicos favoritos em um só lugar e aproveite para seguir o TMDQA! no Spotify!