Foto por <a href="https://www.instagram.com/stephaniexhahne/">Stephanie Hahne</a>/TMDQA!
Foto por Stephanie Hahne/TMDQA!

Veja o resumo da notícia!

  • Após tensões, acusações e um incidente em Boston, o Jane's Addiction anuncia uma pausa nas atividades da banda, marcando um período de incertezas.
  • Comunicado da banda revela arrependimento por declarações sobre a saúde mental de Perry Farrell, buscando preservar o legado do grupo.
  • Processo judicial movido por Navarro, Avery e Perkins contra Farrell e contra-acusação de bullying adicionam mais tensão ao cenário.
  • Perry Farrell se desculpa publicamente pelo comportamento em Boston, reafirmando a importância do Jane's Addiction em sua vida e carreira.
  • Formado em 1985, o Jane's Addiction, influente no rock alternativo, encerra um ciclo marcado por sucessos, tensões internas e vícios.

Após um ano de muita tensão, acompanhado por acusações e processos judiciais, o Jane’s Addiction anunciou que, neste momento, não dará continuidade aos trabalhos da banda.

Em setembro do ano passado, o vocalista Perry Farrell e o guitarrista Dave Navarro protagonizaram uma briga durante um show do grupo em Boston, que levou ao cancelamento da etapa americana de sua turnê de reunião.

Nesta semana, a banda compartilhou um comunicado em suas redes sociais, atualizando os fãs sobre o futuro do grupo:

“Nos reunimos pela última vez para resolver nossas diferenças, para que o legado do Jane’s Addiction permaneça como o trabalho que nós quatro criamos juntos. Agora, aguardamos ansiosamente o futuro, enquanto embarcamos em nossos projetos musicais e criativos individuais.”

A declaração, que aparentemente foi escrita por Navarro, pelo baixista Eric Avery e pelo baterista Stephen Perkins, abordou o incidente de 2024:

“Após aquele show, sem avisar Perry, decidimos unilateralmente que seria melhor não continuar a turnê e fizemos declarações imprecisas sobre a saúde mental de Perry, das quais nos arrependemos.”

Possivelmente, uma das declarações a que o grupo se refere foi a publicação feita por Navarro, assinada por ele e por seus colegas, Avery e e Perkins, em que eles escreveram:

“Devido a um contínuo padrão de comportamento e às dificuldades de saúde mental do nosso vocalista Perry Farrell, nós chegamos à conclusão que não temos escolha a não ser interromper a atual turnê pelos EUA. Nossa preocupação com sua saúde e segurança pessoal bem como com a nossa não nos deu alternativa. Esperamos que ele procure a ajuda que precisa.”

Jane’s Addiction anuncia pausa da banda e Perry Farrell volta a se desculpar

Mesmo após meses do ocorrido, o clima não parece ter ficado muito bom entre os integrantes do Jane’s Addiction.

Em julho deste ano (via The Guardian), Navarro, Avery e Perkins entraram com um processo de US$10 milhões contra Farrell, alegando que a confusão durante o show com Navarro causou perdas substanciais à banda, devido ao cancelamento de datas da turnê e de um álbum planejado.

Farrell respondeu a ação com uma queixa judicial própria, acusando seus companheiros de banda de anos de bullying e assédio. Porém, acredita-se que, com o comunicado aparentemente amigável desta semana, os músicos não levem o processo judicial adiante.

Ainda nesta semana, em uma declaração separada publicada em colaboração entre o perfil de Perry Farrell e da banda, o vocalista voltou a se desculpar por seu comportamento durante o show e enalteceu a trajetória da banda veterana:

“Para todos em Boston e ao redor do mundo. Gostaria de falar sobre o que aconteceu no palco no ano passado. Refleti sobre o ocorrido e sei que não me comportei da maneira correta. Peço desculpas aos nossos espectadores e aos meus companheiros de banda por ter perdido a cabeça e por ter interrompido o show.

O Jane’s Addiction tem sido o centro da minha vida por décadas. A banda, as músicas, os fãs e o impacto que tivemos na música e na cultura significam mais para mim do que qualquer palavra que eu pudesse escrever.

Meu objetivo sempre foi oferecer ao nosso público o melhor espetáculo possível, algo real, honesto e positivo. Em Boston, não conseguimos atingir esse objetivo, e peço sinceras desculpas a todos que foram afetados. Do fundo do meu coração, quero agradecer a cada um de vocês pelo amor e apoio contínuos.”

O Jane’s Addiction foi formado em 1985 em Los Angeles, ajudando a definir o rock alternativo com seus dois primeiros discos de estúdio Nothing’s Shocking (1988) e Ritual de lo Habitual (1990).

Porém, sua trajetória também foi marcada por tensões internas e luta de seus membros contra o vício em drogas, o que levou ao fim da banda em 1991. Depois de algumas reuniões pontuais, a turnê de reunião de 2024 marcou a primeira vez em que os membros originais se apresentaram juntos desde 2010 e, pelo visto, também a última. Uma pena!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!