Ilan Rubin, Foo Fighters, Nine Inch Nails
Foto via Wikimedia Commons

Veja o resumo da notícia!

  • Troca de bateristas entre Nine Inch Nails e Foo Fighters é detalhada por Trent Reznor, revelando a saída de Ilan Rubin e o retorno de Josh Freese.
  • Reznor explica que a entrada de Rubin no Foo Fighters o levou a convidar Freese, buscando alguém que quisesse estar presente na banda.
  • Josh Freese comenta que sua volta ao NIN foi coincidência, acionada pela saída de Rubin e pela necessidade de Reznor por um baterista.
  • Nine Inch Nails planeja nova etapa da turnê Peel It Back para o início de 2026, enquanto Rubin segue em turnê com o Foo Fighters.

Um dos marcos da cena do Rock deste ano foi a “troca” de bateristas entre Nine Inch Nails e Foo Fighters. No entanto, até pouco tempo atrás, não se sabiam os detalhes sobre essa situação.

Antes do ano acabar, Trent Reznor, cofundador e vocalista do NIN, decidiu compartilhar os detalhes sobre a saída do baterista Ilan Rubin e o retorno de Josh Freese à banda após 17 anos afastado.

Para contextualizar, no final de julho foi noticiado que Rubin deixou o Nine Inch Nails para se juntar ao Foo Fighters, e a banda de Reznor e Atticus Ross revelou o retorno de Josh Freese, que se juntou aos Foos em 2023 após o falecimento de Taylor Hawkins e foi dispensado da banda no início de 2025.

Agora, em entrevista à Consequence, Reznor explicou os bastidores da troca de bateristas e sua decisão de dispensar Rubin do NIN antes da turnê norte-americana da banda em 2025, mesmo com o baterista tendo disponibilidade para ficar no grupo neste período antes de se juntar ao Foo Fighters em tempo integral:

“A realidade é que foi uma surpresa para mim que Ilan se juntasse aos Foo Fighters. Ilan é um ótimo músico e foi um cara sólido durante seu tempo na banda, mas isso representou um problema, pois sabíamos que haveria outra etapa da turnê que começaria em fevereiro [de 2026]. E poderíamos substituí-lo imediatamente [após a etapa europeia no início do verão de 2025] ou após a etapa norte-americana [no final do verão de 2025], o que significaria tentar encontrar alguém durante o recesso de fim de ano.”

O vocalista continuou falando sobre o convite feito a Josh Freese, mandando uma indireta para o atual baterista dos Foos:

“Assim que soube da notícia, pensei que poderia ligar para o Josh e ele poderia tocar no show de hoje à noite, porque não há dúvidas sobre a capacidade dele. E, basicamente, foi isso que aconteceu. Ele estava disponível e disposto, e fazia todo o sentido em vários níveis. Sendo completamente honesto, somos adultos e profissionais, mas também somos pessoas com sentimentos, com um senso de camaradagem, intenção e propósito. Achei que seria melhor tocar essa última leva de shows com alguém que quisesse estar lá, e foi isso que aconteceu.”

Josh Freese falou sobre retorno ao Nine Inch Nails

Freese também comentou a situação recentemente em uma entrevista com Eddie Trunk no programa Trunk Nation, da SiriusXM. Na ocasião, ele apontou que a “história da troca de baterista” foi pura coincidência:

“Quanto à troca de bateristas, é engraçado porque foi pura coincidência. Não foi uma troca proposital. E, na verdade, se o Ilan, que tocava com o Nine Inch Nails e entrou na banda depois que eu saí em 2009, tivesse saído do Nine Inch Nails para entrar no— escolha qualquer banda — Muse, sei lá, o Trent teria me ligado. Não foi uma troca intencional. É que quando o Trent precisou de um baterista, quando o Ilan saiu, ele disse: ‘Bem, vou ligar para o Freese’. E ele me ligou e eu respondi: ‘Com certeza!’”

Como foi informado por Reznor, o Nine Inch Nails tem outra etapa norte-americana da elogiada turnê Peel It Back agendada para o início de 2026.

Enquanto isso, Ilan Rubin pegará a estrada com o Foo Fighters em uma série de shows em estádios da América do Norte, com a participação especial do Queens of the Stone Age.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!