
Veja o resumo da notícia!
- A versatilidade de artistas do Rap no cinema e TV, expandindo o alcance artístico para além da música e conquistando papéis de destaque.
- Exemplos de rappers como LL Cool J, Tupac e Ice Cube, que construíram carreiras notáveis na atuação, com papéis marcantes.
- Queen Latifah e Will Smith, expoentes do Hip Hop que alcançaram sucesso em Hollywood, consolidando carreiras em filmes e séries.
- Yasiin Bey, Ludacris e Idris Elba, artistas que dividiram-se entre a música e atuação, com destaque em diversas produções.
- Tyler, the Creator, talento da nova geração, expande sua atuação para o cinema, demonstrando versatilidade artística.
A arte é composta por diferentes vertentes que muitas vezes acabam se cruzando. Ao longo da história, muitos artistas do Rap, por exemplo, revelaram que além de dominarem as rimas também estavam prontos para se destacar na atuação.
Tanto o cinema como as séries já viram rappers assumirem papéis complexos, e alguns até construíram carreiras consolidadas, se tornando nomes de destaque em Hollywood.
Queen Latifah e Will Smith são exemplos de peso desse movimento, representando artistas que começaram no Hip Hop, mas encontraram nas telas uma oportunidade de ampliar ainda mais seu alcance artístico.
E eles não são os únicos. Existem vários outros músicos que dividiram suas carreiras entre estúdios e sets de filmagem, mostrando a versatilidade de suas habilidades. Muitos desses artistas não só exploraram a atuação como um complemento, mas conquistaram papéis de destaques e personagens que marcaram época.
A seguir, reunimos em uma lista 10 rappers que se mostraram ótimos atores. Confira!
10 vezes em que rappers se mostraram ótimos atores
LL Cool J
LL Cool J pode ter começado sua carreira se dedicando à música, mas foram os sets de filmagem que realmente conquistaram o artista norte-americano. O primeiro papel foi no filme de comédia musical dramática Krush Groove, de 1985, baseado nos primeiros anos da gravadora Def Jam, em que ele interpretou a si mesmo.
Sua trajetória como ator inclui mais de 10 anos na série policial NCIS: Los Angeles e também personagens em obras como Do Fundo do Mar (1999), Um Domingo Qualquer (1999) e As Férias da Minha Vida (2006).
Run-DMC
Seguindo a linha de filmes sobre gravadoras de rap, o Run-DMC foi protagonista do longa Tougher Than Leather, dirigido por Rick Rubin e lançado junto com o quarto disco de estúdio do grupo formado por DMC, Run e Jam Master Jay, que leva o mesmo nome do filme.
Depois de DMC ter sido libertado da prisão no início do filme, o grupo passa a enfrentar situações de crime e violência para tentar descobrir quem matou seu amigo Runny Ray, interpretado por Raymond White.
Tupac
Antes de falecer, Tupac provou ter talento para a atuação ao assumir personagens em filmes como Poetic Justice, Gang Related e Juice. Neste último, a interpretação do rapper ao assumir o papel de Bishop ficou na memória de muitos de seus admiradores.
Escrito e dirigido pelo ícone do cinema Ernest Dickerson, Tupac tinha um roteiro robusto para explorar, mas se saiu com muita naturalidade. Atuando ao lado de Omar Epps, Jermaine Hopkins e Khalil Kain, que já tinham carreiras promissoras, ele não pareceu um novato em nenhum momento e, para muitos, foi o verdadeiro destaque da obra.
Ice Cube
Ao longo de sua carreira, Ice Cube acumulou uma quantidade impressionante de trabalhos como rapper e ator. O artista mostrou sua versatilidade atuando tanto em obras de drama como de comédia, incluindo títulos como Sexta -Feira em Apuros, Um Amor de Aluguel, Anjos da Lei e muitos outros.
Um dos seus papéis de destaque foi no drama policial de 1995 Higher Learning, onde ele interpretou Fudge, um veterano e líder não oficial da população estudantil negra na Universidade Columbus, composta predominantemente por pessoas brancas. Como o catalisador que levou o personagem principal a uma espiral de extremismo nacionalista branco, Ice Cube conseguiu inserir-se em um debate mais amplo sobre raça nos Estados Unidos.
Queen Latifah
Queen Latifah deixou sua marca no Rap ao abordar questões vividas pelas mulheres negras, incluindo temas que vão desde a violência doméstica ao assédio e os desafios nos relacionamentos. Porém, ela levou essa mesma força e presença marcante para o cinema, destacando-se em produções como Set It Off e Chicago.
Em Set It Off, Queen interpretou Cleo, uma mulher lésbica que se sentia invencível a cada golpe que aplicava junto com suas maigas. Porém, em sua cena final, marcada por um confronto com a polícia, a artista entregou uma das atuações mais impactantes de sua carreira.
Will Smith
A carreira de Will Smith ficou tão consolidada nas produções audiovisuais que muitos nem lembram que ele também se dedicou à música. O vencedor do Oscar participou de tantas obras aclamadas como Os Bad Boys, Um Maluco no Pedaço, À Procura da Felicidade e tantas outras, que se torna uma missão impossível definir seu papel de maior destaque.
Mas é impossível falar da carreira de ator de Smith e não lembrar de sua brilhante atuação em MIB – Homens de Preto, em que ele se uniu a Tommy Lee Jones e entregou um clássico que marcou gerações e se tornou uma franquia de sucesso de bilheteria!
Yasiin Bey (Mos Def)
Apesar de ter marcado a cena do Hip Hop com suas faixas de protesto, abordando questões sociais e políticas, Yasiin Bey também se encontrou na atuação e viu seu nome incluído em uma lista extensa de produções. Além de ter feito participações em projetos como Dexter, The Boondocks, Talladega Nights e The Italian Job, um dos destaques da sua carreira de ator foi no filme Something the Lord Made.
Na obra, Bey interpreta Vivien Thomas, um assistente de pesquisa cirúrgica que, em 1944, criou um tratamento para a síndrome do bebê azul, uma condição muito comum na época. Por seu papel, ele foi indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro, e ganhou o Image Award.
Ludacris
Apesar de muitos lembrarem de Velozes e Furiosos 5 quando pensam na carreira de ator de Ludacris, o rapper também fez participações em outros filmes que marcaram sua trajetória. Um dos destaques foi o filme de ação RocknRolla, dirigido por Guy Ritchie, que fez Ludacris alcançar projeção internacional.
A trama do filme retrata um golpe imobiliário em Londres que coloca milhões de libras em jogo, atraindo naturalmente a atenção de alguns dos caras mais durões da cidade e figuras mais estabelecidas do submundo, todos em busca de enriquecimento rápido. O rapper interpreta um empresário e recebeu muitos elogios.
Idris Elba
Muitos podem se lembrar de Idris Elba como um grande astro de Hollywood, mas o que talvez poucos saibam é que ele começou sua carreira artística como rapper e DJ no Reino Unido.
Já estabelecido como ator depois de papéis em séries como The Wire e Luther, Elba chegou a retomar a carreira na música e lançou alguns materiais, como o single “Biggest”, que você ouve abaixo.
Tyler, the Creator
Não é novidade que Tyler, the Creator é um dos rappers mais brilhantes da nossa geração, mas, ao que tudo indica, o talento do músico norte-americano também se estende para sua habilidade como ator.
O músico já participou de produções como Loiter Squad e Kidding e fez dublagens em Regular Show, Big Mouth e The Jellies. Agora, ele fará sua estreia no cinema no filme Marty Supreme, da A24, ao lado de Timothée Chalamet. Apesar de ainda não ter estreado oficialmente, o título entrou para a lista de melhores filmes de 2025 no The New York Times.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! LANÇAMENTOS
Quer ficar por dentro dos principais lançamentos nacionais e internacionais? Siga a Playlist TMDQA! Lançamentos e descubra o que há de melhor do mainstream ao underground; aproveite e siga o TMDQA! no Spotify!