
Veja o resumo da notícia!
- Foo Fighters anuncia show único na Tasmânia em janeiro de 2026, atendendo a um pedido da banda para se apresentar em Launceston.
- Governo da Tasmânia e Câmara Municipal investem 650 mil dólares australianos no show, com expectativa de retorno financeiro.
- Banda possui forte ligação com a Tasmânia devido ao resgate dos mineiros em 2006 e cogitou show no Brasil em 2026.
O Foo Fighters anunciou um show único na Austrália para o ano que vem, que acontecerá na Tasmânia em 24 de Janeiro de 2026.
Esta será a primeira vez da banda na cidade de Launceston e, de acordo com Eric Abetz, tesoureiro da Tasmânia (via ABC Hobart), a escolha da apresentação na segunda maior cidade do estado foi um pedido da própria banda.
Segundo James Avery, diretor da Stadiums Tasmania, o governo da Tasmânia e a Câmara Municipal de Launceston investiram 650 mil dólares australianos (quase R$2,3 milhões) para receber Dave Grohl e seus companheiros, sendo 500 mil dólares provenientes do estado e 150 mil dólares da câmara municipal.
A ABC Hobart aponta que o valor investido no show dos Foos é proveniente dos impostos e taxas locais. Sobre a realização do show, o prefeito de Launceston, Matthew Garwood, declarou:
“Uma pequena fração do valor é de fato retida e devolvida ao estado. Então, teremos cerca de 25.000 pessoas neste estádio, nesta comunidade, nos arredores.”
Governo da Tasmânia contribuiu com show do Foo Fighters que custou 650 mil dólares
O Foo Fighters criou uma forte ligação com a Tasmânia devido ao desabamento da mina de Beaconsfield em abril de 2006.
Isso porque, na época, os mineiros Brant Webb e Todd Russell, que ficaram presos no subsolo por duas semanas, pediram um iPod para ouvir músicas da banda enquanto aguardavam o resgate. Após serem retirados do local, eles encontraram os integrantes em diversas ocasiões, e o show em janeiro marcará quase 20 anos do ocorrido.
Para James Avery, o show do Foo Fighters em Launceston também pode gerar conversas mais frequentes com grandes artistas para que eles toquem na Tasmânia, e cumpre um papel fundamental em uma tentativa do estado de aprovar um novo estádio na capital Hobart, que teria capacidade para receber mais fãs de música.
Retorno do Foo Fighters aos palcos
O Foo Fighters retornou ao palcos para o seu primeiro show em mais de um ano em Setembro, após aparecer (quase) de surpresa no palco do Fremont Theater, em San Luis Obispo, na Califórnia. A apresentação também marcou a estreia do talentoso Ilan Rubin como novo baterista.
Em outubro, surgiram notícias de que a banda poderia está negociando um show gratuito no Brasil. A apresentação estaria prevista para acontecer em Brasília em 2026 e seria custeada com incentivo do governo e patrocínio privado, mas até o momento nada foi confirmado e as semelhanças apontam para uma mudança de decisão que levou ao anúncio do show na Tasmânia ao invés do Brasil. Será que ainda tem espaço pra gente na agenda?
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO
Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!