
Veja o resumo da notícia!
- O Clube Três Selos Rocinante encerra 2025 com o relançamento em vinil do álbum de estreia de Milton Nascimento, 'Travessia', originalmente lançado em 1967.
- O álbum surgiu em meio ao regime militar, atenuando o clima de repressão com a arte e poesia de Milton, evocando busca interior, como em Guimarães Rosa.
- 'Travessia' impulsionou o Clube da Esquina e consagrou a faixa-título, que inicialmente deu nome ao disco, e Milton como melhor intérprete no FIC.
- O disco conta com a maturidade de Milton e parceiros como Fernando Brant, resgatando 'Canção do Sal', sucesso na voz de Elis Regina.
O Clube de Assinaturas Três Selos Rocinante decidiu encerrar 2025 oferecendo aos assinantes o relançamento em vinil de Travessia, álbum que marcou a estreia de Milton Nascimento em 1967.
Redefinindo a história da música brasileira, o lançamento aconteceu em meio ao terceiro ano do regime militar, quando o clima de repressão política dominava o Brasil e a atmosfera de medo na época foi amenizada pela arte de um jovem Milton que saiu de Minas Gerais para conquistar o país com sua voz doce e muita poesia na letra.
O título do primeiro trabalho de estúdio na carreira do lendário artista evoca a busca interior e a reflexão existencial, em um paralelo direto com a última palavra de Grande Sertão: Veredas, clássico da literatura escrito por Guimarães Rosa e publicado originalmente em 1956.
Gravado em somente duas semanas, Travessia foi o alicerce fundamental para a concepção do Clube da Esquina, que foi formado mais tarde ao lado do saudoso Lô Borges.
Vale lembrar que, inicialmente, o álbum foi lançado apenas com o nome de Milton Nascimento, mas a faixa-título foi tão arrebatadora que o material foi reeditado e passou a ser conhecido como Travessia.
Você pode garantir sua cópia em vinil preto 140 gramas com direito a encarte, pôster, adesivos e material editorial exclusivo, incluindo texto original de Edu Lobo, aqui!
Três Selos Rocinante relança em vinil o primeiro disco de Milton Nascimento
A canção “Travessia” também ficou consagrada no Festival Internacional da Canção (FIC) de 1967, quando Milton foi eleito o melhor intérprete. A obra, desde então, transcendeu a simples melodia e se tornou um hino de esperança e resignação.
O repertório do álbum revela a maturidade imediata de Bituca e de seus parceiros, como Fernando Brant, Ronaldo Bastos e Márcio Borges. O disco resgata ainda “Canção do Sal” , sucesso que já havia ganhado a voz da eterna Elis Regina. Aproveite para ouvir a versão digital de Travessia logo abaixo!
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL
Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!