
Veja o resumo da notícia!
- Ex-integrantes do Cradle of Filth processam Dani Filth e empresas ligadas à banda por uso indevido de imagem e falta de pagamento.
- Músicos alegam exploração contínua em produtos e materiais promocionais sem autorização, buscando compensações financeiras.
- Processo inclui acusações de uso comercial indevido das imagens de vocalistas e alegações de difamação contra Dani Filth.
Os bastidores da banda de black metal sinfônico Cradle of Filth têm sido marcados por momentos de tensão nos últimos tempos.
Após alguns integrantes terem deixado a banda inglesa durante uma turnê e surgirem alegações sérias contra o vocalista Dani Filth, seis ex-integrantes do grupo se uniram para entrar com uma ação contra Dani, cujo nome verdadeiro é Daniel Lloyd Davey.
Entre os músicos envolvidos estão Zoe Marie Federoff (tecladista) e o marido, Marek “Ashok” Smerda (guitarrista), Lindsay Schoolcraft (vocal), Paul Allender e Richard Shaw (guitarristas) e Sasha Baxter, conhecida por aparecer em videoclipes da banda.
Segundo informações do Metal Injection (via Whiplash), os ex-membros afirmam que sua imagem continua sendo explorada indevidamente em produtos, gravações e material promocional, sem qualquer autorização ou pagamento de royalties.
No processo, além de Dani Filth, também estão citadas como réus as empresas ligadas ao Cradle of Filth e à Oracle Management.
Ex-membros do Cradle of Filth processam o vocalista Dani Filth
O documento também reúne detalhes das acusações contra a banda. Lindsay Schoolcraft e Sasha Baxter afirmam terem tido suas imagens usadas comercialmente sem receber os pagamentos que estavam aguardando, além de relatarem a venda de produtos que utilizam suas imagens.
Já o casal Federoff e Smerda, que deixou a banda em agosto, entrou com uma ação específica pr difamação, alegando que Dani Filth teria espalhado comentários ofensivos sobre Zoe ao dizer que ela teria ingerido álcool durante a gravidez – fato que, segundo ele, teria resultado em um aborto.
Na ação, os ex-integrantes do grupo solicitam à Justiça a retirada de qualquer material do Cradle of Filth que ainda utilize a imagem dos ex-membros; compensações por equipamentos perdidos ou danificados; indenizações por prejuízos financeiros e danos emocionais; pagamento das despesas legais e que todo o caso seja avaliado por um júri.
Até o momento, tanto Dani Filth como os demais réus não se pronunciaram sobre o processo.
OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! METAL
Nu Metal, Metalcore, Heavy Metal, Thrash e muito mais: todo peso das guitarras aparece na Playlist TMDQA! Metal para você ouvir clássicos e conhecer novas bandas agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!