Asfixia Social lança “Capoeira-Karatê com produção de Pedro Garcia, do Planet Hemp
Crédito: divulgação

O grupo Asfixia Social lançou o single e clipe “Capoeira-Karatê”, canção que teve a produção de Pedro Garcia, baterista do Planet Hemp, e mistura o Hardcore, Rap, Ragga e Funk carioca com a energia ancestral da capoeira.

A faixa foi gravada na favela do Boqueirão, no Centro Cultural Sabotage Vive, na Zona Sul de São Paulo, espaço que mantém vivo o legado do rapper Sabotage, e traz as participações de DJ Erick Jay (toca-discos), do grupo de capoeira Peniel e do selectah Carlos PXT (synths).

A música, aliás, nasceu de um episódio real de censura a um show do Asfixia Social, quando a banda foi contratada para um evento da prefeitura da cidade e quase teve a apresentação barrada por um secretário de cultura que tentou vetar o line-up por causa das mensagens politizadas.

A resposta, então, veio em forma de groove, ironia e luta, surgindo como um ato de resistência artística e um grito coletivo que resultou em “Capoeira-Karatê”. Assim, o grupo transformou o conflito provocado pelo secretário em som, corpo e movimento.

Com produção de Pedro Garcia, Asfixia Social lança novo single

No clipe dirigido por Daniel Mazza, a Asfixia Social se une à roda da Peniel, com crianças gingando e músicos tocando ao vivo, em uma celebração visceral da arte como ferramenta de liberdade. Em nota para a imprensa, o guitarrista Thiko Garcia comentou sobre as gravações:

“Foi tudo no flow, a roda girava, o som ecoava e parecia que todo mundo já sabia o que fazer.”

Vale lembrar que “Capoeira-Karatê”, cujo vídeo você confere logo abaixo, antecipa o novo álbum da Asfixia Social, Mess Bigger, previsto para o início de 2026.