Soundgarden revela que álbum final com Chris Cornell está perto de ser concluído
Crédito: reprodução

Veja o resumo da notícia!

  • Soundgarden prepara lançamento de álbum póstumo com vocais de Chris Cornell, celebrando a trajetória da banda e sua indução ao Hall da Fama.
  • Guitarrista Kim Thayil destaca a colaboração com o produtor Terry Date, enfatizando sua adaptabilidade ao som da banda sem impor sua marca.
  • Membros do Soundgarden expressam entusiasmo e emoção com o novo álbum, descrevendo-o como um novo capítulo e um tributo ao legado da banda.

Em entrevista a Allison Hagendorf publicada recentemente no YouTube, os membros remanescentes do Soundgarden falaram sobre o aguardado álbum de despedida da banda, que contará com os vocais do saudoso vocalista Chris Cornell.

Allison, que convidou os músicos como forma de celebrar a indução da lendária banda no Hall da Fama do Rock no início do mês, quis saber a respeito do disco produzido antes da morte de Cornell em 2017 e que teve Terry Date cuidando da produção.

Ao comentar o assunto, o guitarrista Kim Thayil descreveu a dinâmica de trabalho ao lado de Date:

“Uma das coisas legais sobre o Terry é que ele nunca impôs seu estilo de produção ou som a nenhuma banda. Ele aprendia com as bandas. E uma das coisas que ele afirmava quando aceitava um trabalho era: ‘Quero que isso seja uma coprodução.’ E nós pensávamos: ‘Bom, isso combina perfeitamente com o tipo de banda que somos.’ Existem muitos produtores por aí que têm um estilo particular — por exemplo, pense em Phil Spector e a ‘parede de som’. É tipo, ok, bem, essa é a marca registrada dele. Mas os produtores tinham esse tipo de papel nos anos 1960 e, em certa medida, nos anos 1970, mas com a forma como as bandas são depois de 1977, elas têm uma noção do que estão compondo e de como querem soar, e os produtores devem simplesmente facilitar isso. E o Terry é esse cara. Quer dizer, você ouve os discos que ele produziu, E é bem diferente de tudo que ele já fez conosco. Não existe uma assinatura do Terry Date. É ele ajudando a banda a ser a banda que é.”

Já o baterista Matt Cameron confirmou que algumas músicas marcam uma nova direção sonora para o Soundgarden e revelou que o aguardado trabalho de estúdio está perto de ser finalizado:

“Há elementos bem familiares em algumas dessas músicas novas, mas, sim, teve umas músicas que pareciam ser um novo capítulo, ou que poderiam ter sido. Então é muito empolgante ouvir isso. É agridoce, claro. Mas, sim, estou muito animado para que as pessoas ouçam, para que nossos fãs ouçam. É divertido para nós trabalhar nisso. E às vezes, ouvir é avassalador. Mas, sim, estou muito orgulhoso da música que criamos. E estamos bem perto [de terminar]. E, sim, é ótimo ter o Terry conosco, com certeza.”

Alguém ansioso por aí?

Soundgarden lançará em breve seu disco final com vocais de Chris Cornell

Na conversa, o baixista Ben Shepherd abordou o poder das novas faixas, destacando o prazer que todos vêm tendo no processo:

“Eu ia tomar um café no corredor perto da sala de controle, e Nate e Terry estavam tocando as músicas — Nate é nosso assistente de engenharia de som. Foi tipo, ‘Caramba, isso é Soundgarden. É muito legal ouvir de novo.’”

Vale lembrar que a entrevista, que você confere logo abaixo, também contou com o baixista original do Soundgarden, Hiro Yamamoto, que deixou a banda em 1989 e retornou para tocar com o grupo na cerimônia do Hall da Fama do Rock de 2025.