Drik Barbosa
Foto: Divulgação/ONErpm

Veja o resumo da notícia!

  • Drik Barbosa retorna à música com o single duplo '2D: Sob Medida | Gosto Bom', explorando diferentes sonoridades e marcando uma nova fase na carreira.
  • 'Sob Medida' reúne quatro gerações do hip-hop feminino, celebrando a individualidade e o protagonismo das mulheres negras na música.
  • 'Gosto Bom' apresenta uma Drik mais leve e solar, celebrando a liberdade afetiva e a importância do amor-próprio em sua vida.
  • O projeto '2D' marca o reencontro da artista com suas raízes musicais, reafirmando a autoestima, sensualidade e independência.

Depois de três anos sem lançar faixas inéditas, Drik Barbosa retorna ao cenário musical com um novo fôlego e liberdade total para criar. Em fase independente, a artista apresenta o single duplo “2D: Sob Medida | Gosto Bom”, um projeto que reflete diferentes dimensões de sua musicalidade e inaugura uma nova etapa em sua carreira.

O lançamento chegou às plataformas digitais no na última quarta-feira (25), via ONErpm, e traz sonoridades que flertam com o rap dos anos 2000, o afropop, o R&B e influências latinas.

“Resolvi lançar um single duplo com duas músicas bem diferentes. Uma tem uma pegada de Rap com influências dos anos 2000, e a outra é um afropop com R&B”, explica Drik. “A ideia desse lançamento duplo é marcar minha volta da melhor forma, reafirmando minha identidade musical, que sempre flerta com diferentes gêneros que eu amo e que fazem parte de quem eu sou.”

Continua após o vídeo

Duas versões da Drik Barbosa

A escolha por um single duplo foi simbólica e revela os dois lados de Drik: uma artista combativa e ao mesmo tempo sensível, que honra o passado e olha para o futuro.

Em “Sob Medida”, ela protagoniza um encontro histórico ao reunir quatro gerações de mulheres do hip-hop: Stefanie, referência pioneira no movimento; Cristal, expoente da nova escola gaúcha; e Mirella, sua irmã de apenas 16 anos, representando o futuro da cena. “A música tem esse poder bonito de nos conectar”, afirma Drik. “Cada uma tem um olhar e uma fase da vida diferente, mas ainda nos encontramos em temas comuns.”

Com produção de Grou e da própria Drik, a faixa propõe uma analogia entre a moda e a vida: o que é feito sob medida para cada um de nós — nossos amores, escolhas e caminhos. A ideia de individualidade e identidade está presente também na letra, que reafirma o protagonismo das mulheres negras em todas as fases da vida.

Na outra ponta do projeto, a faixa “Gosto Bom” mostra uma Drik mais leve, solar e entregue ao amor, mas sem abrir mão do amor-próprio. Com produção de Nave Beatz e uma estética que mistura afropop, R&B e elementos latinos, a canção é uma ode à liberdade afetiva. “A faixa é um convite para que o meu par caminhe comigo e agregue à minha vida. Isso fala muito sobre o meu momento atual, sobre a necessidade de leveza e de um amor que seja uma troca.”

Continua após o vídeo

Recomeço

O projeto “2D” marca também um reencontro de Drik com suas raízes musicais, que sempre dialogaram com a pluralidade de ritmos e vivências. As faixas reafirmam a autoestima, a sensualidade e a independência como pilares da sua obra, apontando para um novo ciclo criativo. “Meu último EP tem três anos e, agora, me senti pronta pra colocar música no mundo”, resume a artista. “Muitas coisas aconteceram na minha vida pessoal que impulsionaram essa vontade de voltar com tudo.”

A estreia ao vivo do projeto “2D” acontece no dia 14 de dezembro, no CityLights, em São Paulo. A performance integra o novo show “Aprendi A Me Amar”, apresentado em 2025 no Lollapalooza e no Festival João Rock, e serve como aquecimento para o próximo disco da rapper, previsto para 2026.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! BRASIL

Música brasileira de primeira: MPB, Indie, Rock Nacional, Rap e mais: o melhor das bandas e artistas brasileiros na Playlist TMDQA! Brasil para você ouvir e conhecer agora mesmo. Siga o TMDQA! no Spotify!