Billy Corgan tocando guitarra

Veja o resumo da notícia!

  • Billy Corgan alega que o Nirvana copiou o som de sua guitarra no hit 'Smells Like Teen Spirit', gerando debates sobre influências e disputas entre bandas dos anos 90.
  • A relação conflituosa entre Corgan e Cobain, influenciada por relacionamentos pessoais e profissionais, pode ter motivado a alegação de plágio.
  • Butch Vig, produtor de ambas as bandas, é apontado por Corgan como tendo se apropriado de suas técnicas de guitarra para o álbum Nevermind.
  • Corgan expressa ressentimento ao ouvir 'Smells Like Teen Spirit', identificando o som da guitarra como uma criação sua ensinada a Butch Vig.

Nos últimos anos, Billy Corgan, vocalista do Smashing Pumpkins, vem alegando que o Nirvana copiou o som de sua guitarra para compor o hit “Smells Like Teen Spirit”, que aparece no cultuado disco Nevermind, de 1991.

Alguns poderiam pensar que a opinião de Corgan seria apenas mais um capítulo na eterna disputa entre bandas dos anos 1990, mas, por outro lado, Kurt Cobain, líder do Nirvana, era conhecido por deixar suas influências bastante explícitas.

Além disso, Butch Vig, do Garbage, era o produtor dos dois grupos na época e Courtney Love havia saído com o líder dos Pumpkins antes de trocá-lo por Cobain, o que certamente deixava a relação entre Billy e Kurt extremamente conflituosa.

Talvez por isso, Corgan tenha introduzido a ideia de que ele deveria ser creditado pelo som explosivo da guitarra em “Smells Like Teen Spirit”, ou tente, de alguma forma, diminuir o saudoso vocalista do Nirvana. Pode ser?

Billy Corgan afirma que o Nirvana copiou o som de sua guitarra para compor seu maior hit

Como lembrou a Loudersound, o já citado Butch Vig trabalhou com o Smashing Pumpkins no álbum de estreia Gish, de 1991, e o produtor, na época, deixou Corgan assumir a liderança na parte sonora da guitarra.

Segundo Corgan, Vig deveria originalmente coproduzir o segundo disco do Nirvana ao lado de um produtor mais velho e experiente, que desistiu do projeto e deixou Butch supervisionando a criação do álbum sozinho.

Logo depois que Vig terminou o trabalho em Nevermind, o produtor e músico esteve com Billy e perguntou ao vocalista do Smashing Pumpkins se ele queria ouvir o novo disco do Nirvana, ao que Corgan contou certa vez:

“Quando a música começou, olhei para o Butch e disse: ‘Você copiou o som da minha guitarra, filho da puta.’ Ele disse: ‘Acho que sim’, porque tudo o que ele absorveu foi coisa que eu ensinei a ele. Butch não precisou que eu o ensinasse a microfonar um gabinete, mas do jeito que eu sobrepunha as guitarras, Butch disse: ‘Eu fico com isso’. Então, agora, o Nirvana toca no rádio a cada 18 segundos e toda vez que ouço a guitarra, penso: ‘Aqui está o som da minha guitarra’.”

Faz sentido ou existe algum ressentimento por trás?