Yago Oproprio lança novo clipe
Crédito: reprodução

Yago Oproprio lançou recentemente nas plataformas digitais o single “Percepción”, que conta também com clipe e produção artística da EME Cultural. A canção traz uma identidade marcada pela fusão de culturas, unindo a sonoridade do Rap a rimas em português e espanhol. Em nota para a imprensa, Yago afirmou:

“Essa nova faixa é muito especial porque carrega a força da união das nossas raízes latino-americanas. Pela primeira vez, eu trago minha voz também em espanhol, misturando com o português nas frases e na melodia. Essa mescla representa não só a musicalidade, mas também essa ideia de pertencimento e conexão entre os povos do nosso continente.”

O vídeo da música foi assinado por Ênio César que, de maneira simbólica, imprime toda a narrativa das várias raízes latino-americanas, da ancestralidade e da força da união do continente, como lembrou o rapper:

“Ênio César, que já assinou outros trabalhos meus, trouxe essa ideia de traduzir a narrativa com elementos simbólicos das nossas várias raízes latino-americanas. A mesa, por exemplo, aparece como um espaço de encontro e partilha, algo simples, mas que carrega essa força de união do nosso continente. Ter meu pai participando desse projeto também foi muito especial pra mim, principalmente porque gravamos no CDC Vento Leste, uma ocupação artístico-política que faz parte da minha história e da minha memória afetiva. Tudo isso deu ainda mais verdade e identidade ao clipe.”

Outro Domingo

Crédito: divulgação

A banda Outro Domingo lançou o projeto “Outro Domingo ao Vivo no Cine-Theatro Central”, dividido em duas etapas.

A primeira foi a produção de um mini documentário no YouTube com as apresentações na íntegra e a história das músicas escolhidas; e a segunda trouxe EP com as versões ao vivo de “Vento”, “Metade”, “Sopro” e “Temporal”, gravadas em junho de 2024 no palco do Cine Theatro Central, em Juiz de Fora (MG).

O show fez parte do Edital Palco Central, iniciativa da UFJF/PROCULT que promove apresentações em formato intimista, com o público sentado no palco junto aos artistas. No Cine-Theatro Central, tombado pelo IPHAN, já se apresentaram nomes como Tom Jobim, Chico Buarque, Milton Nascimento e Caetano Veloso.

O projeto registra a força da banda em sua formação completa, reafirmando a identidade do Outro Domingo, que já havia conquistado público com o disco de estreia Tudo Que Eu Quiser Cantar.

https://open.spotify.com/intl-pt/album/64dkcQ8QcptDp0ej2ON4Ob

BAGUM

Crédito: David Auster

A banda baiana BAGUM lançou nos serviços de streaming seu primeiro disco, Coração; Batalha; Celebração, marcando um novo momento na trajetória do quarteto soteropolitano.

O trabalho apresenta dez faixas entre composições instrumentais e colaborações com vozes convidadas, reforçando a originalidade da música alternativa produzida em Salvador e no Brasil, em diálogo com artistas de diferentes estados.

As músicas do disco combinam elementos do Funk, Soul, Afrobeat, Disco e Rap com influências da música eletrônica, psicodélica, Rock e Jazz moderno, conversando com a música brasileira contemporânea em uma linguagem global.